Redes Social

domingo, 19 de novembro de 2006

Liga BWin - 10ª Jornada


Começando pela Madeira, o Sporting venceu o Maritimo com um belissimo golo marcado por Tello, num lance em que seria especialista, se jogasse num País decente. Em Portugal, onde desde André Cruz que os arbitros se habituaram a colocar a barreira a distâncias ridiculas nas raras ocasiões em que marcam livres directos à entrada da area a favorecer o Sporting, pedir a Rodrigo Tello eficácia é o mesmo que pedir a Pinto da Costa para não convidar arbitros para chã e bolachas. Há coisas que não mudam por muitos anos que se passem...

Mas voltando ao jogo, o Sporting jogou com atitude e, ao contrário do jogo de Aveiro, não colocou no pensamento o jogo da Champions. A primeira parte foi de dominio absoluto e, embora as oportunidades desperdiçadas pelo Maritimo na segunda metade, creio que o resultado assenta na perfeição há equipa que lutou durante 90 minutos pela vitória. Mas o Maritimo vai pelo bom caminho e, com esta atitude, não será facil a Benfica e Porto jogarem na Madeira.

Para acabar uma palavra para Bruno Paixão. O jogo, ao contrario do que os 2 palermas da TVI (então um deles deveria estar com uma dor de corno desde sabado...) fizeram crer, estava a ser muito bem arbitrado. Na primeira parte Abel tem contacto com a bola dentro da area e Bruno Paixão, mesmo sem tv, conseguiu ver aquilo que esses dois artistas não conseguiram: a bola embate na mão! Já o penalti assinalado a favor do Maritimo é de bradar aos ceus! mas desculpo Bruno Paixão por um motivo: o cornito contratado pela TVI fez questão de dar o beneficio da duvida e insistir em que foi falta, há falta, a falta é evidente! Bem, nada que um ou dois supositórios não lhe curem a ressaca minhota...

Avançando para o Porto, jogo que vi acompanhado por portistas, foi evidente a poupança para Moscovo. Se duvidas houvesse em como o campeonato é nivelado bem por baixo, a atitude submissa e encolhida da Académica, perante um Porto em estado melancólico, é a prova de que o que o campeonato precisava era de 10 equipas e 4 voltas! Dariam 36 jornadas e livrar-nos-iamos de equipas sem ambição e coragem, nem mesmo quando o adversário assume uma postura de abade após almoço! Mereceu a Académica perder o jogo, mesmo que o primeiro golo do Porto seja precedido de 2 situações irregulares (mão e fora de jogo) e mesmo que Lucho tenha feito por merecer a expulsão quando pisa ostensivamente os gemeos da perna de Helder Barbosa. É que, mesmo que o arbitro tivesse avaliado correctamente, o mais certo seria o Porto marcar por Pepe aos 85 minutos e ganhar por 1-0! Pobre campeonato português...

(foto gentilmente cedida pelo Mitico)
.
Para fim fica a capitulação do Benfica. A batalha do Guadiana em Agosto já tinha dado a imagem de um bando de soldados rasos, sem arte nem engenho para grandes feitos e, pior, comandados por um general medroso. As cabazadas dos 3 sucedem-se a um ritmo alucinante. Perante um Braga sem Marcel (fez birra antes da chegada do seu patrão... que conveniente...), com um novo treinador e vindo de uma sucessão de maus resultados (só se salvava o Liberec), não esperava ver o Benfica levar mais 3 pazadas, mas pelos vistos dou-lhes mais crédito do que lhes é devido! Pior que levar mais 3 no saco é ter plena noção que não tiveram a minima hipotese, tal como já havia sucedido no Bessa. Este Benfica poderá ser campeão, mas só em triatlo feminino.

Uma palavra final para Braga e para os adeptos do Sporting Braga. Nunca pensei ouvir sonoros olés num jogo frente ao Benfica! E dirigidos ao Benfica! Naquele estádio estiveram mais bracarenses que benfiquistas e este é um passo fundamental para a ascenção do Braga enquanto clube com aspirações a algo mais que esporádicas participações europeias. Para se imaginar um Braga campeão nacional nos próximos 10/15 anos, é necessário uma boa gestão, boa formação e sobretudo apoio humano. O Boavista tinha as duas primeiras condiçoes mas falhou sempre no apoio humano. Sobrou-lhes no entanto a ajudinha nos centros de poder e decisão. Partindo do principio que o Braga não terá tal sorte, é bom ver que começa a surgir uma nova mentalidade em Braga e no distrito de Braga, onde ser-se adepto do Braga ou Guimarães é uma primeira opção e não um segundo amor.
.
.
PS:
.
Menção honrosa pro puto Rui Patrício. Chegar à baliza leonina aos 18 anos e fazer uma exibição categórica, onde se inclui a defesa de um penalti, é de craque! Não sei se a criançada em Alcochete come papas Nestum ou outra coisa qualquer... mas tem de haver um segredo bem guardado para esta multiplicação de talento! Quem será o próximo?

21 comentários:

Mitico disse...

Bom dia a todos

Para começar bem a semana, nada melhor do que voltar ao passado e escrever um pouco de Poesia:

Oh rapazinhos oh rapazinhos
Toca mas é em campo a correr
Para o Vieira foram menininhos
O orelhas ainda vos vai fod**

Oh rapazinhos oh rapazinhos
Toca mas é em campo lutar
Para o Vieira foram pequeninos
Agora tendes que me aturar

Oh rapazinhos oh rapazinhos
Sem o Veiga já nao ah mais apito
Por isso agora sao bebezinhos
E o presidente já anda aflito

Oh rapazinhos oh rapazinhos
A maminha veigarista ta a acabar
Paraciam uns pequenos coitadinhos
Da arbitragem nao se podem queixar

Fiquei muito contente de ver o FC PORTO vencer justamente e sem casos de arbitragem, ao contrário do que querem fazer passar cá para fora ... A mao simplesmente nao existe e fora de jogo é impossivel de nas camaras da Sport tv... LIMPINHA A VITÓRIA...

Fiquei igualmente contente por ouvir em Braga aquilo que ouvi...

Estaria o Pedrito de Portugal por ali?

O Braga tem pouco adeptos mas os que tem... tem! PARABENS AO SENHOR SALVADOR e a toda a massa adepta que é 100% do Braga!

Quanto ao sporting?
Bom jogo embora o empate tivesse sido o resultado mais justo.

Abraço a todos

PS: Será que as palavras que Ricardo Rocha proferiu, a espumar-se de raiva, ao publico que o criou... também é considerado racismo????

El Pirata disse...

Oh mitico, nao viste certamente a primeira parte do jogo da Madeira... isto nao conta apenas quando o Maritimo decide atacar, afinal o jogo tem 90 minutos e nao 45! O Maritimo poderia sem duvida ter empatado ou até ganho, nao coloco isso em causa. O Beira-Mar teve 100% de eficácia frente ao Sporting e valeu-lhe 1 ponto. Se o Maritimo tem aproveitado uma das tres ocasioes de golo teria empatado e se tem a mesma eficacia do Beira-Mar entao ate teria ganho!


Agora é preciso nao esquecer uma coisa: e as oportunidades do Sporting? Se cada oportunidade desse um golo para cada equipa, o jogo eria chegado ao intervalo já resolvido!

Conclusao: podia dar outro resultado mas se vamos a falar em justiça, entao o rsultado justo foi o final! É como o que se passou no jogo do Porto, apesar dos erros arbitrais a seu favor, o Porto mereceu ganhar.


A diferença é a seguinte: enquanto o Maritimo nao pontuou por azelhice propria e mesmo beneficiando de ajuda arbitral... a Academica nao pontua porque nao sabe para mais e porque o arbitro nao ajudou em nada!


O mais certo seria o seguinte: o arbitro do Porto na Madeira teria dado em vitoria confortavel para o Sporting... o arbitro da Madeira no Porto teria dado empate ou ate vitoria da Academica...

El Pirata disse...

A afirmação de Luis Filipe Vieira deve preocupar a comunidade de oftalmologistas portugueses e por uma simples razao:

Diz o presidente encarnado que nao viu o benfica a jogar mas sim um bando de rapazinhos a correr. Ora, é minha convicçao e seguramente a dos oftalmologistas, que o presidente do colosso anda a ver mal e desfocado... ele pode ter visto um bando de rapazinhos mas a correr segurametne que nao os viu! Deve ter é confundido as camisolas.


Acontece... dia 1 de dezembro os rapagoes aguardam os rapazinhos. E espero que tragam o BUDA preto já recuperado, para dar mais equilibrio... o levezinho só com o Rocha é desequilibrio a mais...

Anónimo disse...

O meu comentário a esta jornada é o seguinte:

"O que eu vi foi um grupo de rapazinhos a correr atrás da bola!!!"

Um presidente que no espaço de 4 dias defende um funcionario corrupto, e insulta os seus jogadores depois de uma derrota normal (digo normal porque o numero 3 ja é familiar em golos sofridos no norte do pais)não pode estar muito bem psicologicamente, mas...vou esperar pelos proximos capitulos!!!! Eu se fosse jogador do benfica mandava o presidente apanhar naquele sitio que o liedson mandava o peseiro levar!!!!! Mas como felizmente não sou jogador do benfica...vou continuar a rir-me a bom rir!!!

Quanto ao futebol jogado, o FCP teve mais uma vitoria normal, um pouco sofrida devido a cabeça ja estar a chegar a moscovo!!!!

O sporting, vulgo o clube do Rui Patricio, é assim q apartir de agora eu vou designar o sporting clube de portugal...teve uma noite dificil e acabou por ganhar bem, embora o seu GR tenha feito a melhor exibição q eu alguma vez vi um GR fazer!!! temos "homem" (coloquei homem entre aspas porque ele ainda tem cordão umbilical!!!! Ou seja ainda é um feto, de tão novo que é!!!!!!!)

Mitico disse...

Benfas

Nao consegues!

Ainda deves tar a pensar no que se passou em terras da pedreira ... eu percebo!

Digo e repito:
Fiquei muito contente de ver o FC PORTO vencer justamente e sem casos de arbitragem, ao contrário do que querem fazer passar cá para fora ... A mao simplesmente nao existe e fora de jogo é impossivel de nas camaras da Sport tv... LIMPINHA A VITÓRIA...!

LIMPINHO!

Podes por a opiniao dos arbitros sobre esse jogo se quiseres...

LIMPINHO!

E podes explicar porque é que nenhum jogador da Academica nao reclamou?

Coincidencias...

Mitico disse...

L I M P I N H O

El Pirata disse...

nitpicky, esse ressabiamento todo é pq deste por mal empregue o tempo que gastaste ao fim de tarde de sabado? De facto depois de ver aquela exibição portista compreendo a tua frustação... mas as verdades sao para serem ditas e escritas: o primeiro golo do porto é falso como a honestidade do vosso presidente e lucho nao foi expulso pq,olha, pq é a merda do sistema que temos por cá!


Quanto ao Sporting, nao te preocupes com eles que bem ou mal, prejudicados ou nao, vamos lutar pelo que podemos e nos deixam, com patricios ou nao... podes desdenhar mas o quaresma tambem era desdenhado e agora é o maior...

de facto tens toda a razao! Apoiado!

Picareto disse...

Pirata no teu post não fazes menção ao verdadeiro e mais escandaloso caso da jornada. Eu percebo porquê...até porque nessa altura estava 0-0 e o Sporting ficaria com um jopgador a menos...!

Pois é Pirata...eu vi e não me vou esquecer tão cedo da BARBARA AGRESSÃO de Tonel ao jogador do Marítimo...! Ou terá sido o jogador do Marítimo que agrediu à cabeçada o cotovelo de Tonel??? É a unica explicação que eu encontro para o jogador do Maritimo ter visto o cartão amarelo...!

Pirata, porque nos ocultaste este facto????

E porque ocultas também a entrada assassina de Custódio também merecedora de cartão vermelho???

Porque?

FC PORTO vence com dois golos limpinhos num jogo sem casos...é chato para os adversários mas sem casos não há nada para comentar!

Do resto dos jogos não falo porque só falo de candidatos ao título.


Falo só de mais uma situação passada num encontro de dois candidatos à taça Intertoto...porque se pegaram à pancada na bancada de sócios do Braga quando o benfica marcou golo???????

Fica a pergunta!

El Pirata disse...

oh picareto, se o vosso bruno paixao fosse um arbitro honesto teria separado os jogadores! Nao viste o tempo k o jogador do maritimo manteve tonel agarrado??? E nao viste que apos õ arbitro ter mandado os jogadores separarem-se... que tudo se manteve na mesma? Porque NUNCA beneficiou o Sporting de um penalti num lance destes??? É ridiculo, tanto mais que é por demais conhecida a apetencia de Tonel para este tipo de lances!

Picareto, a tua visao ainda está pior que a do LFV! Já agora nao me espanta que nao peças penalti na mao de Abel na area! Eu nao falo de pequenas situações pq se fosse picuinhas tambem teria de me referir ao penalti que ficou por marcar sobre Moutinho aos 4 minutos de jogo! Não, nao vou entrar por aí! falo nas verdadeiras situaçoes que podem condicionar um resultado!

Mas se queres contabilizar todas as picuinhices.... nao sei como te esqueces da barbara agressao de lucho sobre o vosso pequenito helder barbosa... ou ha moralidade ou nao! E o Postiga está fora de jogo, mas isso tu sabes tao bem quanto eu, mas pronto, compreendo que nenhum portista o admita, faz parte da lavagem cerebral que vem com o cartao de socio.

El Pirata disse...

entrada assassina de custodio? Deve ser como aquela outra entrada assassina de joao moutinho.

Engraçado, tirando aqui no blog nao leio essas opinioes e muito menos vejo essas visoes noutro lado!

Opah, que vos faça urticária a mais valia dos putos leoninos, passem betadine que isso cura. Agora passar imagem de violencia quando a equipa leonina é das que menos faltas faz e, mesmo assim, é uma das que têm maior racio falta/cartao (vá lá perceber-se porquê...), sinal que nao é protegida pelos arbitros, é acima de tudo falta de lucidez. Mas ao fim de 50 meses de convivio com os portistas do blog, já estou como o outro: ja nenhuma opiniao me surpreende.

Mitico disse...

Benfas, uma palavra:

L I M P I N H O

Mitico disse...

"...oh picareto, se o vosso bruno paixao..."

PIRATA?????

TAS BEM???

Vosso?

Nao é do FC PORTO que ele é sócio, tal como Pedro Proença...

Abraço

Mitico disse...

Recordando Quim Barreiros:

TIC TIC é um gato TIC TIC ...

Nao é TIC???? É Tico????

Porque raio escrevi isto???

Picareto disse...

Não há nada que possa justificar a agressão repito BÁRBARA de Tonel ao jogador do Marítimo. Se tal tivesse sido feito por um jogador do CAMPEÃO NACIONAL FUTEBOL CLUBE DO PORTO estariamos de volta aos processos sumaríssimos.

Entradas como esta são comuns em Custódio e João Moutinho, e desta vez tivemos a estreia em cotoveladas de Tonel. Vamos ver o que o futuro nos reserva, mas uma coisa é certa, estes "jovens" (com média de idades superior à do FC Porto) são repetentes em entradas assassinas e agressões!

Picareto disse...

Outra coisa é certa também: o FUTEBOL CLUBE DO PORTO ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR!

Picareto disse...

Pergunta:

Porque andam os bracarenses tristes????

El Pirata disse...

picareto, enquanto nao falares da entrada de lucho, perdes toda e qualquer razao para te queixares.

Muito vos incomoda a media de idades do sporting... por mim até podiam ter 30! O que realmente me interessa é que sao produtos das camadas jovens, miudos que cresceram sob o signo do leao e que sabem o que significa representar o sporting. A média é uma treta, que os portistas insistem apenas pq lhes convém...


Mitico: essa do tic tic passou-me ao lado...

Mitico disse...

Tic Tic...

Bastar estar atento às noticias de hoje à noite nos telejornais.

Agora pessoal, apartir de hoje vou estar ausente deste blog até ao fim do ano! Nao é por ter levado a mal alguma "boca", nao é por me ter chateado, NADA DISSO!
Até porque é uma boa fase para tripar com os lampioes :)
Vou estar ausente por opção pessoal!

Abraço a todos (incluindo os meus "bons rivais" e nunca inimigos)

El Pirata disse...

Excelente vitoria do Porto e obrigação cumprida pelo Benfica.

Para contrariar a postura táctica do CSKA, que baseia o seu jogo no contra ataque, nada como marcar cedo. Após conseguido esse objectivo e com a lesao de Dudu (juntado a do Jô, simplesmente o melhor marcador dos russos) sobravam apenas Daniel Carvalho e Vagner Love (excelentes jogadores no entanto!) para criar perigo. Nao estou a diminuir o triunfo portista, foi a melhor exibiçao pós Mourinho, mas marcar logo aos 2 minutos foi incapacitar o CSKA em 50%! Parabens pelo passe em cueca (?!) do Postiga pro Lisandro.

Ja o Benfica voltou aos 3, desta vez a favor. Apesar do Copenhaga ser de outro nível, é um facto que nao ha jogos faceis nesta prova. E a Uefa está garantida, o objectivo minimo. Agora é acreditar que é possivel ganhar em Manchester, mas nao acredito. Por outro lado, nao me cabe a mim acreditar, nao é?...

Anónimo disse...

ja a muito tempo que nao via o figo a festejar um golo com tanta exuberancia, será que estava só a ser profissional????????

El Pirata disse...

ser profissional é jogar a pensar na equipa e nao jogar a pensar no contrato que se pode arranjar!

E aí Figo é e foi um exemplo, quer tenha jogado no Sporting, Barcelona ou Real Madrid!

Quanto ao Sporting, ainda falta um jogo para se fazer o balanço, mas como 3º posicionado no sorteio... a obrigação inicial era garantir o 3º lugar. Assim como o 2º posicionado no sorteio tem a obrigação de garantir o 2º lugar. Sendo assim, e vendo como Stankovic nao mandou Joao Moutinho pra uma mesa de operaçoes ao tendão de aquiles por acaso e como Materazzi acabou o jogo sem um unico amarelo... é facil perceber-se que a derrota era inevitável. Mas como sportinguista, e tendo em conta que 50% do ataque estava lesionado e a equipa actuou manca no lado direito... estou satisfeito com a prestação alcançada. Se esta atitude fosse constante por certo em Aveiro teriamos ganho e mesmo com a mao de ronny o paços nao passava em alvalade. Atitude, a palavra chava para o sucesso.