Redes Social

segunda-feira, 6 de novembro de 2006

Parabens Figo



No passado sabado, 4 de Novembro, Figo completou 34 anos de vida. Os meus parabens e que conte muitos mais! Um desejo pessoal é que conte mais uns 3 ou 4 enquanto futebolista, mesmo que seja menos determinante e que jogue menos tempo, embora esteja a ser egoista já que um jogador que se dedicou de corpo e alma ao futebol durante extenuantes 15 anos, merece realmente uma saída airosa do futebol e não deixar-se arrastar em campo, estragando uma imagem de craque para os mais novos. Tenho a certeza que Figo saberá sair na altura certa, mesmo que isso implique não regressar para um ano de despedida no Sporting. Paciência, antes assim do que regressar "podre" e passar a epoca no ginásio!



Aqui fica o curriculo desportivo deste magnifico team-player, que será seguramente alargado esta epoca. Um curriculo que reflecte bem os 12 anos de internacional ao mais alto nível, como não me recordo noutro jogador fora do seu País, sempre nos melhores clubes e sempre como primeira escolha para a sua posição, mesmo aos 34 anos! És simplesmente Luis, O MAIOR!



Como se pode constatar foram 18 anos ao serviço das selecções portuguesas. Ora, para quem o apelida de pesetero, e sabendo que na selecção nao se ganha dinheiro, e prestigio já Figo tinha de sobra por esse Mundo fora, para quê tantos jogos, tantas viagens e tantos estágios por Portugal? Pois... Sobram para a história 188 internacionalizações por Portugal, 127 das quais pela Selecção Principal, com 32 golos marcados e 44 assistências para golo.



O curriculo nos clubes é vastissimo, ao ponto de Figo, como profissional, e não contando esta epoca a decorrer, somar já um incrivel numero de 760 jogos! E, infelizmente, nesta soma não estão contabilizados os jogos que Figo fez na Taça de Portugal pelo Sporting (terão sido pelo menos 10...) e os jogos que Figo fez pelo Barcelona na Copa del Rey (novamente, um minimo de 10 jogos...). Ou seja, desde que foi um dia lançado por Raul Aguas no Sporting em 1989... Figo contabiliza já um impressionante numero de 800 jogos como profissional, um número fantástico, sobretudo quando não se trata de um guarda redes! E quanto a golos, e descontando as duas competições em falta (seguramente não menos de 8 golos, 2 deles foram numa epica final da Copa del Rey frente ao Betis), Figo contabiliza já um numero de 151 golos! Para um extremo, que deve ter feito mais de 200 assistências que resultaram em golo (e fora os falhanços escandalosos dos avançados...), não é um numero nada mau, nada mau mesmo!

Um verdadeiro portento, o maior jogador português de todos os tempos, mesmo contando com o português/moçambicano Eusébio, que se entreteve entre os fracos da sua terra. Figo provou o sucesso internacional, foi idolo por onde passou, ao ponto de chegar a capitão de equipa! Aqui fica o curriculo desportivo:
.
Serie A (2006, Inter Milan)
Coppa Italia (2006, Inter Milan)
Italian Super Cup (2005, 2006, Inter Milan)
La Liga (1997 - 1998 FC Barcelona, 2001, 2003 Real Madrid)
Copa del Rey (1997 - 1998 FC Barcelona)
Portuguese Cup (1995, Sporting CP)
UEFA Champions League (2002, Real Madrid)
Intercontinental Cup (2002, Real Madrid)
Cup Winners' Cup (1997, FC Barcelona)
European Super Cup (1998 FC Barcelona, 2002 Real Madrid)
UEFA Euro 2004 Finalist medal (Portugal)
FIFA World Youth Championship (1991, Portugal)
UEFA Euro 2000 MVP
Ballon d'Or - 20002001
FIFA World Player of the Year

Parabens Figo!

16 comentários:

Mitico disse...

Bom dia a todos

Lampiã... perdão!! Luis Figo é sem duvida um grande jogador de futebol.

Deu muito dinheiro a Veiga, deu muitos aos clube que representou.

Erro grave: Sair de Barcelona directo para Madird. Mas isso já foi mais que falado neste local, e nao quero entrar por aí.

Eu dou-lhe os parabens.

Mas seria super injusto se nao fossem lembrados outros jogadores que têm um curriculo tão bonito como o de Luis Figo...

Couto, Sergio, Paulo,...

Como diria Octavio Machado:
"... Voces sabem do que eu estou a falar..."!!!

Abraço a todos

PS: Começou a campanha!

Ontem recebi no meu tlm uma msg a dizer assim.

"NAO VEJO A TVI PORQUE EU GOSTO DE FUTEBOL"!!!!

Por mim começa aqui uma campanha contra essa slb tv...perdão...TVI!!!!

Uma vergonha!!!

PS2: Nao acham estranho Scolari fazer o reclame da caixa Geral de Depositos?
Coincidencias heim?

Anónimo disse...

O maior elogio que eu posso fazer ao figo é que ele existiu para mim durante 5 anos!!! Depois disso só gostei dele quando ele se lembrava de jogar a bola pela selecção portuguesa!!!
Apesar de tudo, Figo será sempre para mim como um dos melhores de sempre, se está acima do Eusébio??? Para mim nem tem comparação!!!!!

Mitico disse...

Claro que está!!!!

Essa pergunta nunca se pode por.

Eusebio... quem??????

El Pirata disse...

benfas, eu sou tao recalcado como todos os outros... só disfarço melhor :)


qt ao comentario da jornada, e como nao ha administrador benfiquista (e nao ha pq eles fogem...), costuma-se fazer o mesmo qd todos os 3 grandes efectuaram o seu jogo. fazer o comentario de uma jornada em que sporting, porto e braga ainda nao jogaram, parece-me despropositado. Mas se algum o fizesse longe de mim ir critica-lo por isso. Aqui todos têm liberdade para escreverem sobre o assunto que desejarem.

El Pirata disse...

Quanto ao promenor Eusebio a que fiz referencia. Bem, cada cabeça sua sentença, aturei muito tempo a teoria que Eusebio era o melhor de todos os tempos, isto apesar de na selecção só ter levado a equipa das quinas a um mundial (e atenção que muito disse se deve ao GR Carvalho do Sporting que, nas Antas, e no ultimo jogo de apuramento, segurou o 0-0 frente à Checoslováquia que impediu os checos de irem no nosso lugar!...), e de só ter jogado em Portugal. Bem sei que a culpa disso foi de Salazar ou do Benfica pq Eusebio tinha mercado em Italia, mas é um facto. E mesmo sendo verdade que levou o Benfica a 4 finais europeias, vencendo uma, nao me parece que tais factos o tornem assim tao intocavel quando se olha para a influencia de Luis Figo.


Mas sao opinioes e como 6 milhoes estao em maioria presumo que ainda nao será desta que alguem destrona o rei Eusebio. Mas para mim, que vi toda a carreira de Figo, nao tenho duvidas. Aos 34 anos andava Eusebio pelo Beira Mar ou U. Montemor, Figo está onde está e nao o deve a nenhum favor. Mas cada um com a sua preferência, sem fazermos disso uma guerra. Nao me parece que seja assim tao recalcado...


PS:

Pior seria se andasse aqui a elogiar o Secretario. E isso nao é inedito neste blog...

Anónimo disse...

Tenho que responder ao meu camarada de blog El Pirata...
1- Eu já falei do atleta, ou ex-atleta Secretário porque ele foi injustiçado pela comunicação social e eu defendo esses jogadores...como já defendi o Armando Sá do benfica, o Beto do benfica e tambem o Beto do real madrid.. ups ...bordeus..ups...Recreativo Huelva!!!!!!!
2- Para mim o Figo é o melhor jogador portugues de todos os tempos, independentemente de ser ou não um dos meus ódios de estimação!!!!!!

Anónimo disse...

Benfas, gosto dos teus comentários!!! Tu representas o tipico benfikista, fala pelos cotovelos e com doença!!! Mas é bom ter alguem no blog assim como tu a defender quem defende e a atacar que ataca!!!!!
Não fujas como os outros e aposto que daqui a uns tempos estás a dizer bem do sporting...tb não era inédito alguem neste blog elogiar o rival da segunda circular!!!!!!!

Mitico disse...

O benfas é anti mitico :)

Fica nervoso e depois sorri para disfarçar!!

Tipico anti portista lampião nortenho!

Caro colega

Eu tou sempre aqui a defender o CAMPEAO NACIONAL E VENCEDOR DA TAÇA DE PORTUGAL (quando ganha e quando nao ganha)!!

Nao me aptece é cair no ridiculo e insultar quem aqui escreve pois ia tar a perder o meu tempo e para meter palhaços e circos etc etc já bastaram as declarações dos dirigentes do benfica nas epocas de 90!!

Abraço a todos

PS: Sim colega benfas sou anti benfiquista também. E nao tenho problema nenhum em afirma-lo! Nao sou hipocrita!

PS2: Ainda ontem me sentei tranquilamente no meio de benfiquistas a ver o Beira Mar e os comentarios que se ouviam era: Quero ver se amanha no jogo do Porto isto é falta, quero ver se amanha no jogo do Porto é amarelo, quero ver... bla bla bla

"Quem tem telhados de vidro nao atira pedras"

Mitico disse...

Por acaso nao!

Caladinho tranquilo e com respeito!
Quando nao vou ao estádio, gosto de ver o meu Porto e o resto dos jogos na minha, a beber umas cervejolas e sem stress :)

Isto é futebol!!

Abraço

Anónimo disse...

~Benfas: "O pior e que a coisa esta mesmo a frente dos olhos deles basta ler os comentarios, e ver o contexto do blog...."

Tás a falar em contexto do blog a pessoas que escrevem neste blog a 2 anos!!!!

Se calhar o blog ainda está activo por nós nao termos a mesma opinião, e por isso gosto que estejas por aqui, como gosto bastante de ler o que o Pirata escreve...mesmo q seja a dizer mal do Secretário ou do Pinto da Costa!!!!

A doença deste blog é uma doença que cura outros males!!!!

Mitico disse...

Colega benfas

Nao sabes ler?

Caladinho tranquilo e com respeito!
Quando nao vou ao estádio, gosto de ver o meu Porto e o resto dos jogos na minha, a beber umas cervejolas e sem stress :)

Abraço a todos

PS: Quanto aos golos e ao jogo comento amanha no post da jornada.

El Pirata disse...

Figo nao era o melhor jogador do Sporting?

Figo nao foi o capitao e melhor jogador do barcelona? Queres ver que foi o Ronaldo que por la andou somente uma epoca? Ou o Rivaldo que só jogou decentemente uma epoca, já que depois jogava a pensar nos seus golos artisticos e na poupança para o mundial 1998! Nao é por acaso que o Barcelona deu o passe ao Rivaldo de borla para ele negociar com o Milan! Sim, foi da maneira que pouparam um milhao de contos em salarios por ano...


Figo nao foi o melhor do Real Madrid? Talvez nao tenha sido logo na primeira epoca, mas coincidencia ou nao foi eleitro o melhor do mundo em 2000 com a bola de ouro e em 2001 com o premio fifa! Coincidencia ou nao jogava no Real Madrid... se nao era ele o melhor, quem era afinal? E, qd os galacticos começaram a meter agua e ir ao fundo, quem era constantemente elogiado pela imprensa espanhola como o unico que se safava? Figo, pois claro!


Nao é Figo o melhor no Inter? Pois, chegar aos 33 anos e depois de meia epoca no banco por culpa do sacana do Wandrley Luxemburgo é complicado. Mas ser escolha para titular com esta idade e depois de chegar a um novo campeonato (e basta ver o que faz o Shevchenko no Chelsea para se ver que nao é facil mudar de realidade numa idade mais avançada) é tao compesnador como ser o melhor da equipa. E os tiffosi nao se cansam de o elogiar.


Conclusao: Eusebio levou nas gambias? Ah pois levou, e sabes pq ficou todo fodido das canetas? Eu digo-te, todo o velhote de 60 anos sabe, seja portista ou nao! A culpa pertence em grande parte ao Benfica, que agora o sustenta por sentimento de culpa, porque explorou o preto escravo (sim, nao tem outro termo) até ao tutano, chupou-lhe os ossos ao maximo! Sabias que todas as excursoes que o Benfica fazia por esse mundo fora tinha um valor com e sem Eusebio? Falava-se em quantias 5 vezes superiores! Quantas vezes jogou ele infiltrado? Voces benfiquistas exploraram de tal forma a vossa galinha preta que ela estoirou! E depois chutaram-na pros states e beira mar e, vergonhosamente, uniao montemor!


Nao me venhas falar de amor benfiquista ao eusebio! Vocês benfiquistas foram autenticos negreiros, escravizaram o preto ao maximo! Uma vergonha! Se Eusebio acabou a carreira aos 29 anos foi porque durante uma decada serviu de animação de circo. Nesse aspecto Figo é um exemplo, chamam-lhe pesetero mas bem podem arrebentar-lhe com as pernas que está podre de rico. E nao me digas que Eusebio era de outro tempo ja que Pelé foi bem mais inteligente e soube gerir o seu nome. Que diabo, estamos a falar da decada de 60 e nao da de 30 ou 40!

Nao me agrada ter de escrever isto pq ate hoje nunca tinha escrito uma linha a maldizer de Eusebio (e nao estou a falar mal dele mas do Benfica), mas a isso fui obrigado. E nao me tentes a escrever a forma sacana e de autentica filha da putice como voces roubaram o catinga ao Sporting! Sim, essa de ir subornar a mae com meia duzia de porcos e uma vaca leiteira diz bem do nivel de ratos de porão dos dirigentes do benfica da epoca. Há coisas que nao mudam, pelos vistos, será que tb eram socios de outros clubes?

El Pirata disse...

ivo, eu só fiz o post figo (e até bem maior que queria mas achei interessante colocar aqui os numeros, sobretudo o facto de, em 1989, com 16 anos, figo ter feito 3 jogos no campeonato) porque seria uma homenagem ao jogador que acabou de completar 34 anos, com mais uma assistencia para golo na vitoria do Inter.


A partir de agora, e nao juro mas ando lá perto, só aqui vai parar novo post sobre Figo qd ele acabar a carreira, ou entao se acontecer algo excepcional. Nao gosto de enjoar as pessoas mas tb tens de reconhecer que no aniversario do FCP tb coloquei aqui um post de parabens.

El Pirata disse...

Ivo:

"Qual o melhor sistema táctico???
São os jogadores que se devem adaptar ao sistema ou o sistema que se deve adaptar aos jogadores."


Ora aqui está um topico realmente interessante e, com a paragem de campeonato, vai ser tema de post seguramente.


Mas agora deixa entrar aqui o post da semana, que o benfas está ansioso :)

El Pirata disse...

ivo, prometi nao fazer um post mas nao prometi que nao comentava aqui sobre figo.

Tu dizes que fazer o que ele fez nao se faz. Sabes, é sobretudo neste ponto que entra a minha discordia por completo em relaçao a todos que dizem mal dele.

Nuñez nao prometeu a Figo o ordenado que o Real Madrid oferecia pois nao? É que é tudo tao claro e evidente que até Laporta já reconheceu que com ele Figo nao teria saido!

Sabes tu Ivo que o Ronaldinho renovou, novamente, o contrato com o Barcelona? Sim, por cada meia duzia de exibiçoes bem consguidas lá vem o emrpesario ameaçar que o jogador é pretendido por meio mundo e lá sai nova renovação, que é evidente, implica revisao de ordenado! Achas isso correcto? Entao porque nao reviram o contrato ao Figo, que até estava longe de ser o que mais ganhava, apesar de carregar com a equipa, de nunca se lesionar e de dar o litro em campo?


A pergunta que te faço Ivo, e a todos os demais, é obvia: terias ficado em Barcelona? E lembra-te de uma coisa: nao te estou a perguntar se ficarias no clube do teu coração, o Porto. Estou a perguntar-te se ficarias num clube estrangeiro, onde dás tudo o que tens, sem criar polemicas nem faltas de respeito a treinadores e adeptos... e nao recebes da parte dos dirigentes sinais de respeito, provavelmente pq es portugues e nao brasileiro!


Que se goste ou nao de Figo fica ao criterio de cada um. Evidentemente! Que se acuse na saída do Barcelona é que me mexe no sistema nervoso. Nao acredito que haja um portugues (nem um catalão, já agora) que nao tivesse tido a mesma atitude de Figo. E mais, Figo nao rescindiu nem se escondeu numa qq ilha! Não senhor, foi paga a maior clausula do Mundo do futebol por ele! E a 2ª maior até aos dias de hoje! Nunca esquecer este pequeno gigante promenor.


PS:

Ivo, só para acabar, e quanto ao teu idolo Ronaldinho. Sabias que o Barcelona, que já lhe paga absurdamente milhões atras de milhoes (este ano de 2006 nao fez mais do que 6 jogos de nivel...), tentou ficar com uma fatia dos seus direitos comerciais aquando da renovação do seu ultimo contrato? Sabes o que fez Ronaldinho e o seu irmao sanguessuga? Fizeram-lhe um manguito! Quem lucrava com os direitos de imagem do Figo? Pois, sao pequenas diferenças que a opiniao publica tenta ignorar para preservar a imagem de um e de manter a imagem de pesetero de outro...

El Pirata disse...

nao nao, essa cabeça de anti figo e anti produtos da escola do sporting, proprio de quem de certeza pensa que rui costa é superior ao figo (cof cof... nem em sonhos) é que se pode dizer que figo foi inferior a alguem no barcelona! A Figo nunca foi dado os holofotes dos brasileiros, isso é verdade! Tanto é verdade que foi por esse motivo que os dirigentes o subestimaram e pensaram que ninguem daria 60 milhoes de euros pela clausula! A Rivaldo tiveram de o dar de borla! E Ronaldo teve um ano em barcelona, que é isso?

Nao senhor, tas bem confundido. E em Madrid Figo nao foi o melhor, porque de facto tendo zidane como colega é complicado, mas em nada foi inferior ao frances! Alias, se queres ver preponderancia, porque razao zidane nao batia os livres, cantos e penalties? Pensa nisso antes de quereres por o teu rei sebastiao no trono que so a figo pertence...