.
.
Vi somente o jogo do Sporting na Figueira da Foz, um jogo onde a Naval provou ser equipa de Primeira Divisão e onde Ronny, com um petardo simplesmente fabuloso desempatou um jogo que caminhava para o empate, que não seria injusto em virtude de todo o trabalho desenvolvido pelos navalistas. No entanto, e enquanto Paulo Bento efectuou substituições procurando a vitória, Fernando Mira optou, nos ultimos 20 minutos, por preservar o empate. Não posso condenar a atitude final da Naval, até porque a responsabilidade era toda do Sporting, mas tendo em conta o que se passou até aos 70 minutos e tendo em conta a diferença de potencial entre as equipas, o empate era justo!
Na Luz o Benfica venceu merecidamente o Maritimo que, ao ter em Marcos o melhor jogador do encontro, evidencia bem o sentido do jogo. O que é de condenar é a atitude de João Ferreira, que expulsa Marcinho mas não mostra um unico cartão a Anderson! E 2 cartões era o minimo que merecia, sendo que segundo as leis é também o máximo que pode levar. Sendo assim, está tudo dito...
No Restelo jogou-se à bola. Ou terá sido um jogo de pontapé na bola. Futebol não foi seguramente, uma vez que à mesma hora consolava-me a ver FUTEBOL na SportTv, com o jogo entre Manchester United e o Chelsea. No Restelo assistiu-se a um ritual moderno, que começa na homenagem ao Pepe (um jogador da decada de 20 do milenio passado...) por parte do Porto e que prossegue com o tradicional baixar de calças dos jogadores belenenses. Só houve um treinador que nunca aderiu a esta tradição pagã, um tal de Marinho Peres, mas vá lá perceber-se porquê, logo ele que colocava sempre o Belenenses em lugares tranquilos, foi despachado! Fiz muitissimo bem em não perder tempo a ver 90 minutos de frete entre comadres e assisti a um excelente espectaculo inglês. O que não invalida duas coisas: o Porto mesmo jogando mal venceu com inteira justiça e... que faz o Belenenses na Primeira Liga? Muito se deve ter trido o Fiuza, o mais certo é para o ano termos um escaldante Gil Vicente vs Belenenses na Segunda Liga.
Foi, enfim, uma jornada tranquila. O destaque vai para o Estrela da Amadora que empata no Bessa (e com um pouco de sorte até ganhava...) e, em duas jornadas, duplica os seus pontos, sainda da zona de descida de divisão. Para uma equipa que acreditava ser grande candidata ao último lugar... é uma reacção em força!