Redes Social

sábado, 26 de março de 2011

Presidência Leonina

Eis chegado o dia D para a Nação Verde & Branca. Finalmente, diria eu e todos os sportinguistas!



Após a demissão de José Eduardo Bettencourt - um homem com muita capacidade e grande sportinguismo mas que revelou não possuir o "savoir faire" inerente ao cargo máximo, não implicando tal que se trate de alguém incompetente, muito pelo contrário, mas provando somente a valha máxima "cada macaco no seu galho" - o clube tem andado à deriva, qual navio sem timoneiro, e isso é intolerável, o comportamento miserável da equipa de futebol não pode ser somente justificado pela ausência de Direcção mas seguramente que tal facto em nada contribuiu para se alcançar os objectivos traçados para esta época.



Mas voltando ao presente. São cinco os candidatos ao poder leonino, provando que mesmo falido é um clube apetecível. Não sendo sócio estou impossibilitado de dar o meu contributo nesta eleição, mas posso revelar a minha opinião e preferência.




Lista A: Godinho Lopes

Esta é a lista da continuidade, da linha projectada por José Roquette em 1996. Dito desta forma, e olhando para as 5 eleições em que esta “continuidade” se apresentou a votos, com vitórias sempre esmagadoras, seria expectável ver Godinho Lopes sorridente e triunfante. Mas o que estas eleições prognosticam é precisamente o enterrar desse fantasma chamado “continuidade” e todos os candidatos fogem desse epíteto como o diabo da cruz! Será motivo suficiente para Godinho Lopes ser um derrotado ainda antes da contagem dos votos? Não me parece, afinal Portugal é, de há muito anos a esta parte, um País de medricas e velhos do Restelo e, por falar em velhos, em Alvalade funciona um regime de votação impróprio para uma democracia, onde a antiguidade tem direito a maior poder de decisão! Incrível como este erro crasso ainda não foi corrigido, juntamente com o facto de só poderem votar os sócios que se desloquem a Alvalade, situações a merecerem uma rápida resolução, uma vez que somos o Sporting de Portugal e não de Lisboa! Adiante, uma vez que a terceira idade tem maior poder de votos é de crer que Godinho Lopes entre na disputa eleitoral sabendo, de antemão, que contará sempre com um mínimo de votos garantido, calculo em algo como 25%. Longe, muito longe, dos famosos 90% de José Eduardo Bettencourt, é certo, mas suficiente para fazer sonhar.

E como tem feito a lista A para proporcionar bons sonhos aos adeptos leoninos? Com a fórmula do regresso ao passado. Luis Duque e Carlos Freitas, para qualquer sportinguista com memória, formam a dupla que resgatou o Sporting de regresso aos títulos. A eles devemos-lhes gratidão mas igualmente algumas contas a prestar, afinal não me esqueço que foram responsáveis pelo assustador aumento do passivo, comprando ao desbarato e colocando a folha salarial do Sporting como a mais elevada do País! Nunca me esquecerei da caricata saída de João Vieira Pinto do Sporting, a quem foi proposto uma redução salarial, dos 150 mil euros mensais para 40 mil, recusada pelo jogador, à altura com 33 anos, e que viria posteriormente a assinar pelo Boavista por metade do valor oferecido pelo Sporting! Isto diz bem da forma disparatada como a dupla aceitava as condições impostas pelos jogadores e seus empresários, acumulando dívidas atrás de dívidas, sem qualquer preocupação pelo futuro do clube. Estão agora de regresso, para gáudio de muitos mas com muitas reticências da minha parte. É um facto que ambos conhecem bem o mercado de jogadores mas um bom gestor revela-se quando possui pouco dinheiro para gastar e desencanta pérolas…

Mas o factor essencial que leva a crer ser esta a lista da continuidade vem dos credores leoninos, ou seja, dos bancos, que trataram logo de apoiar Godinho Lopes e seus pares. É que o dinheiro apregoado pelo engenheiro tem de vir de algum lado e será seguramente do lado que já nos custaram os anéis e que anseiam pelos dedos! Seguramente que a banca libertará mais fundos que nos endividarão de novo e todo o esforço das anteriores reestruturações cairá por terra. E, com isso, o mais provável será o estádio passar para a SAD, deixando o clube sem qualquer infra-estrutura! Simplesmente intolerável!


Lista B: Pedro Baltazar

Confesso que não conhecia o indivíduo e que, quando o vi, dei por mim a pensar “parece o Maldini!” E como parte da comunicação social apelidou-o de Maldini de Alvalade sinto que não me enganei por muito. E o que fiquei a saber? Bem, que tem uma bela fortuna pessoal e que é dono do passe de Daniel Carriço, ou algo parecido. Em primeiro lugar deixem-me dar-lhe os parabéns, investir do próprio bolso 7,5 milhões de euros para ajudar o clube do coração revela grande amor à camisola. Confesso que se me saísse o euromilhões também seria capaz de dar uma ajudita, atenção, dar uma ajudita não significaria dar uma esmola, essas reservam-se para quem realmente precisa delas, pessoas e não instituições como é obvio, mas também teria o gesto do Pedro Baltazar e, tal como ele, também trataria de saber se o meu dinheiro era bem gasto e formas de me assegurar que o poderia reaver se as coisas começassem a descambar. Portanto, sem rodeios, aceito perfeitamente a tal história do passe do Carriço,

Mas há outras situações que me custam mais a aceitar. Primeiro ficou claro que, com ele, as modalidades amadoras ficam em maus lençóis, e isso não posso aceitar. Depois foi lamentável a forma como atacou ferozmente um adversário eleitoral que, antes de tudo, é igualmente um sportinguista! Pedro Baltazar deve guardar toda a sua raiva e ira contra os gatunos e chulos que equipam de vermelho e azul! E, depois, a insistência quase cega em Zico! Ok, Zico foi um jogador fenomenal, há quem diga que no Brasil, a seguir ao Pelé, foi o melhor jogador! Mas como treinador, e quando já está nos 50 anos, tem zero crédito! É sportinguista? Opah, também eu, e no Championship Manager até campeão europeu com o Sporting consegui ser!

Reconheço a Pedro Baltazar um fervor leonino genuíno, uma grande exaltação do que é ser sportinguista, mas tenho duvidas que tenha o que é preciso para liderar o clube, ainda por cima na situação crítica em que se encontra. Falhou a passar a mensagem quanto a soluções para ultrapassar as dificuldades em que o clube se encontra, falando num fundo que se encontra hibernado, mas o que se consta é que nesse fundo encontram-se atletas leoninos muito subavaliados, esses 15 milhões trazem consigo mais prejuízo que lucro.


Lista C: Bruno Carvalho

É o patinho feio transformado em cisne da campanha. Quem diria, até ao famoso debate da SIC Noticias, onde protagonizou de forma soberba o seu papel de revolucionário, abalando os alicerces da continuidade, que conseguiria unir os adversários contra si? Ditou o ritmo a que se jogou na campanha, apresentou os trunfos de forma metódica e estratégica, dando a entender que esta candidatura estava já pensada muito antes da demissão de Bettencourt!

Quanto aos nomes que o acompanham no futebol, destacam-se dois homens da casa, Inácio e Virgílio, escolhidos com critério e apostando no coração dos adeptos, afinal Inácio não está esquecido pelo feito extraordinário de 2000. Não obstante, e apesar de prezar muito Augusto Inácio, não posso deixar passar em claro uma situação que se tem verificado nos últimos anos, uma vez que Inácio tem aproveitado toda e qualquer oportunidade de falar para a comunicação social para mostrar que as mágoas de ter sido demitido por Luis Duque, escassos seis meses após o titulo, continuam por sarar. Mas Inácio não pode confundir pessoas com a instituição, e por diversas vezes li palavras de Inácio que me soavam mais a portismo e anti sportinguismo que qualquer outra coisa. Vejamos as coisas de forma muito clara: Inácio não é para mim o homem certo para ocupar o lugar que Bruno Carvalho lhe tem destinado, não é igualmente um treinador que tenha evoluído nos últimos dez anos e não tem qualquer prova dada como pessoa competente para fazer prospecção de mercado em busca de bons e acessíveis jogadores. Mas, e em virtude do titulo de 2000, e como não guardo magoas contra o rancor de Inácio ao Sporting desde Dezembro de 2000, terei paciência em dose qb para ver o que pode valer como director. Provavelmente maior paciência do que ele demonstrou à nação leonina…

No que diz respeito ao treinador, Marco Van Basten é um treinador com um percurso ainda curto no banco mas que foi capaz de fazer do futebol da selecção holandesa algo digno de ser visto e apreciado. Sim, não venceu competições, mas o pior que podem fazer a um genuíno sportinguista não é não lhe dar títulos para festejar, é não dar futebol para apreciar! Eu, nestes últimos dois anos, estou enojado com tanta porcaria praticada por indivíduos que se dizem jogadores profissionais de futebol, treinados por indivíduos que se dizem treinadores encartados de futebol. Van Basten treinou o Ajax e a Selecção holandesa com um futebol vistoso e de qualidade, conhece a formação e sabe colocar uma equipa a jogar bonito. Tem suficiente projecção mundial que facilitará a vinda de jogadores, dando-me portanto todos os indicadores que é uma escolha merecedora de crédito.

Mas o que verdadeiramente colocou a candidatura de Bruno Carvalho na liderança das sondagens foram os seus investidores. Apresentar 3 investidores de reconhecida notoriedade russa disponíveis para investir 50 M€ no clube é uma dádiva impossível de ignorar pelos sócios e adeptos Se tivermos em conta as condições favoráveis para o clube (como são os 60% de uma futura mais valia ou o facto de podermos manter o atleta por mais do que um ano, entre outras) é caso para dizer que estamos perante um excelente negócio. Mas existe um provérbio para esta situação: “Quando a esmola é grande, o pobre desconfia!”. E a verdade é que Bruno Carvalho só não ganha com 90% dos votos devido à desconfiança do seu fundo. Mas o facto da solução apresentada quebrar o paradigma de financiamento exclusivo proveniente da banca devolverá a auto estima dos adeptos, revelando-se porventura fatal para as restantes candidaturas.


Lista D: Dias Ferreira

Porventura o mais conhecido candidato, uma vez que dá a cara e defende o clube em diversos programas televisivos vai para duas décadas! Combativo, aguerrido, tem o perfil combativo indicado para fazer frente aos rivais e impedir que o Sporting se mantenha o bombo da festa do sistema, onde o desplante e a falta de vergonha roçam o ridículo, ao ponto do lambe botins e fiel servidor portista de Braga se dá ao luxo de querer ocupar o lugar leonino, esquecendo-se ele que o Sporting, se usasse as mesmas tácticas braguistas, de borlices e nacos de côdea, também ele teria sempre o estádio esgotado!

Mas Dias Ferreira deu um tiro de canhão no próprio pé ao escolher Futre. O indivíduo, para alem de não saber articular duas frases seguidas, é um traidor ao nível de Judas. Pior, Judas traiu uma vez, este cabrão espanholes fê-lo duas vezes! E se a primeira ainda se desculpa pela idade e pela filha da putice do presidente do fcp, já a segunda não se perdoa, como diria Mário Lino, jamais!

E, se a Futre juntarmos a ausência de investidores, fica a pergunta: como é que se paga ao Frank Ryjkaard para treinar e ao magote de jogadores entretanto anunciado, para jogar? Com amendoins? A escolha do treinador é o mais interessante desta candidatura, mas quando ouço o Futre falar em comprar jogadores chineses para receber comissões em entradas de museus de turistas asiáticos… bem, apetece perguntar: Oh Vilarinho, queres outro companheiro para a pinga?


Lista E: Abrantes Mendes

É um clássico sportinguista, um verdadeiro senhor e com uma postura e sentido de honra inatacável. Se estivéssemos a eleger o presidente para as décadas de 40 e 50 do século passado não tenho a mínima dúvida da vitória de Abrantes Mendes! Mas a verdade é que é um romântico, algo desfasado da realidade actual. Parece que parou no tempo, mais concretamente em 99 quando, mérito lhe seja dado, já criticava abertamente o modelo das SAD e o projecto Roquette. Candidatou-se contra Filipe Soares Franco e procura ter outra vez voz nestas eleições, mais não seja para defender o clube que ama.

A candidatura da lista E pouco apresentou, e do pouco que apresentou como o treinador brasileiro Dunga, foi prontamente negado pelo próprio. Quando Abrantes Mendes sugeriu desistir em prol do Sporting mostrou a pouca convicção que tem na sua candidatura, ficando porém a certeza que se apresentou não para ter 15 minutos de fama mas para não deixar cair o seu clube na rua da amargura, revelando-se sempre pronto para unir os sócios e adeptos, um dos grandes males deste clube.
.
.



Ganhe quem ganhar a campanha eleitoral não deixou dúvidas: o clube está vivo e bem vivo! E se uma múmia flatulenta o tenta exterminar desde 1982, focando o interesse nacional numa batalha campal bipolar de insultos, agressões e ódios, Nós, os Sportinguistas, mostramos a todos os bebados e provincianos a nossa grandeza! É chegada a hora de nos unirmos, precisamos de vez de fazer as pazes com o passado para poder olhar para o futuro. A capacidade de mobilização que se tem verificado nestas eleições tem de ser projectada no presidente eleito!
.
Viva o Grande Sporting!
.
.
... e se eu pudesse, votaria na juventude e irreverência de Bruno Carvalho. Pelos 50 milhões? Não só, mas também, sobretudo pela mudança e luta contra o imobilismo e descrença dos últimos anos. São mafiosos os russos? E os traficantes de putas a norte e os traficantes de droga do Colombo são o quê, afinal?...

4 comentários:

OAutor disse...

O sporting não sei se estará assim tão vivo...mas o senhor Pirata sim!!!! :) Fico feliz por este regresso!!
Já tinha saudades dessas bocas ao melhor clube português!!!

Uma coisa é certa, qq um que ganhe as eleições acaba com a continuidade, visto que ganhar em Alvalade já é ser diferente!! eheh

Ramos disse...

Ontem ficou demonstrado que o SCPortugal é gerido por um conjunto de elementos das claques.
Aquilo que se assistiu, ontem de madrugada foi mau demais para ser verdade.

Assim o SCP vai continuar de rastos....

Anónimo disse...

Sem dúvida que a opinião do Pirata faz muita falta a este tribunal, porque muitas vezes ele fala acertadamente.

Relativamente a estas eleições do sporting, nomeadamente no dia do acto eleitoral e no momento da revelação dos números dos votos, as palavras do Pirata retratam bem como é o clube dos viscondes:

"focando o interesse nacional numa batalha campal bipolar de insultos, agressões e ódios"

Foi uma autêntica vergonha o que se assistiu naquele estádio que parece uma peça de casa de banho!

Só demonstra o que aquele clube representa.

OAutor disse...

Ontem o sporten deu-me uma grande alegria, é disto que eu gosto...um sporting vivo!!!! eheheh