Redes Social

domingo, 21 de janeiro de 2007

Amor à Camisola

No tempo em que os campos eram pelados e as bolas de cautchu a expressão amor à camisola era tão vulgar como apito dourado o é actualmente. Os jogadores eram amadores (os do primeiro escalão recebiam um ordenado, mas na esmagadora maioria não o suficiente para excluir uma verdadeira profissão) e o futebol era vivido como uma paixão, como ainda hoje se vê pelos campos dos distritais.

Com o passar dos tempos, com a chegada do profissionalismo ao futebol e, na ultima decada, com o acordão Bosman, já ninguém se espanta por ver catraios de 20 anos milionários! E respectivos empresários, naturalmente. Empresários esses que, embora sem perceber muito bem porquê, recebem aos 10% de cada transferência concretizada. Ou seja, mesmo que um jogador jovem consiga uma transferência milionária para, por exemplo, o Chelsea, não permanecerá o tempo suficiente para desenvolver o tal amor à camisola uma vez que, obviamente, os 10% que foram parar ao bolso do empresário já foram gastos e convém pôr a mercadoria em movimento para se sacar mais 10%. É por estas e por outras que consigo respeitar muito mais as putas que os chulos, vulgos empresários.

Serve esta introdução para mostrar a minha admiração por dois dos melhores jogadores das últimas duas decadas, o galês Ryan Giggs e o italiano Alex Del Piero.

Ryan Giggs, jogador profissional desde 1991, fez toda a sua carreira no Manchester United, estando a escassos 5 encontros de completar a bonita soma de 700 partidas oficiais, em 15 epocas ao serviço dos Red Devils. Já Del Piero vai somente em 13 épocas com a camisola da Juventus ao peito, igualmente o único clube de uma brilhante carreira, completando recentemente 500 jogos oficiais ao serviço da Vecchia Signora. Numa era capitalista e de livre circulação de futebolistas, possibilitando inclusivamente aberrações como ver o Arsenal com 11 estramgeiros na equipa titular, é de louvar e admirar tamanha dedicação, sobretudo porque estamos a falar de dois jogadores portentosos que teriam lugar em qualquer equipa europeia! Existem seguramente outros exemplos, mas deixo aqui estes dois.

No reverso da medalha relembro o excêntrico Abel Xavier. Pelas minhas contas, desde que foi campeão mundial de juniores em 1991, jogou no Estrela Amadora (85 jogos), Benfica (45 jogos), Bari (8 jogos), Oviedo (58 jogos), PSV (19 jogos), Everton (43 jogos), Liverpool (14 jogos), Galatasaray (11 jogos), Hannover 96 (5 jogos), Roma (3 jogos) e Middlesbrough (12 jogos). Em 15 anos conheceu 11 clubes de 8 países diferentes. E, palpita-me, não ficará por aqui...

4 comentários:

Anónimo disse...

Quero destacar os jogadores da juventus que tiveram mil e uma propostas milionarias para sairem e no limiar de serem campeões do mundo disseram q jogariam pela juventus na segunda divisão. Para mim esta foi das maiores provas de como ainda existe amor a camisola!!!! Del Piero, Buffon, Cameronesi e muitos outros...Voçes são uns campeões!!!!

Quero destacar tambem um jogador portugues que é simbolo do que é o amor a camisola...FIGO!!!!!!!

Mitico disse...

Qual o salario de Del Piero, Buffon, Cameronesi na Juve... e de Ryan Giggs no MU?

Quanto é que os clubes ofereciam por mês?

Quais os seus prémios de jogo?

Qual o preço de rescisão de contrato com a entidade patrocinadora de equipamentos e imagem dos jogadores?

El Pirata disse...

Autor: tu tens um real problema com o Figo, mas isso ja nao é nada comigo.

Mitico: tens toda a razao, estamos a falar de clubes que podem pagar muitissimo bem, mas nao invalida que tanto um como outro poderiam ter recebido mais uns trocos, sobretudo nas transferencias. Ja para nao falar no desgaste de imagem.

E por falar em desgaste de imagem, peguemos no exemplo Raul, do Real Madrid. Aquilo é amor ao clube? Não, aquilo é puro comodismo á rica vida que o clube lhe proporciona e aproveitamento total do epiteto de menino bonito, menino de ouro! Desde 2003, pelo menos, que Raul é pura banalidade, pura maquina de esbanjar dinheiro, isto levando em conta o facto do clube despender um minimo de 5 milhoes de euros anuais para o aturar! Bem, assim tambem eu era portista e comprava viagra pro Pinto da Costa! Nao confundir dedicação e amor ao clube com aproveitamento! Vês Autor, Figo e Raul são muito diferentes no que ao profissionalismo diz respeito, mas concerteza até aprecias a dedicação do Raul! Tipos como o Raul eu dispenso.

Amor à camisola, sim, mas sobretudo profissionalismo total! Antes um Figo benfiquista que um Raul sportinguista. E, volto a repetir, Giggs e Del Piero estão à margem, porque ainda hoje são um exemplo de profissionalismo e amor á camisola. Mas, como se vê, nem todos são assim!

Mitico disse...

http://www.ojogo.pt/22-335/Artigo605595.htm

Pagina 6 do jornal Abola...

http://www.record.pt/noticia.asp?id=733202&idCanal=5

Isto sim é amor à camisola!!!!!

Que melhor exemplo querem para este post?

Abraço

Uma adivinha para todos:

O Casa Pia relaciona-se com a historia de que clube portugues?