Redes Social

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Campeonato 2014/15: Antevisão

O título tem um pequeno equívoco: não é antevisão do campeonato português 2014/15, é isso sim antevisão do que farão (ou não) os três ditos grandes (em títulos e adeptos) do futebol tuga! O resto? O resto dá-se aos cães como se costuma dizer, só lá estão para compor o ramalhete. E agora que ofendi 0,5% da população portuguesa que liga alguma coisa ao futebol, que comece a pretensa análise de quem pensa que sabe mas raramente acerta.

 Comecemos pelo campeão. 

(cartaz exibido no jogo da supertaça)

Gaitan-Salvio-Enzo. Não é o trio Odemira mas é o trio que, a ser desmembrado, fará de muita mulher casada com um lampião potencial vítima de violência doméstica. E alguns homens também. E porquê, perguntam os membros da APAV habituais frequentadores deste espaço? Pela simples razão de que com estes 3 o Benfica tem aspirações ao título intactas e sem um dos membros do trio (ou mais do que um, espero eu...) as aspirações ficarão somente nas beiças apitadoras do Capela e restantes comparsas que, embora excelentes no que fazem, poderão ser insuficientes perante a estrutura de um adversário que também tem muita beiça sob controlo e comando.

Assim, é dificil fazer prognósticos sobre o que pode realizar a equipa da Luz. Dos reforços, pelo menos para já, somente Talisca parece acrescentar valor. A equipa que jogou na supertaça foi a prova disso mesmo, descontando o brasileiro e em certa medida Eliseu, o restante foi gente conhecida dos benfiquistas, que deram uma boa resposta. Fica a questão? Então não tinham saído 8 titulares? Como sempre, o exagero levou a melhor, sairam Garay, Rodrigo e Siqueira, peças fundamentais na época anterior, e Oblak e Markovic, que tiveram papel importante mas a espaços, o esloveno nem sequer foi titular durante metade da época! Cardozo foi um alivio para muito lampião, cuja utilidade neste momento apenas serviria para fazer o Rui Patricio sujar a cuequinha, de resto uma completa nulidade ao longo de toda a temporada! Com a receita das vendas destes jogadores, assim como a receita obtida através de estranhos e incompreendidos negócios de André Gomes a Cancelo e Cavaleiro mais Bernardo Silva, teríamos capacidade suficiente para retocar o plantel, afinal nada mais nem nada menos que o Porto pós Mourinho faz de 3 em 3 anos. Dinheiro faz dinheiro, essa é uma máxima do capitalismo meus caros. Se o Porto reforça claramente o plantel com 30 milhões de euros, como não o faz o Benfica, acrescentando ainda a felicidade de possuir uma geração de jovens de inegável talento? Ao que parece, por dois motivos: o primeiro porque a teta BES secou, e o segundo porque o mestre da táctica é incapaz de formar um único jogador ao seu alcance. E isso deve frustar muito lampião, por muito que neguem, uma vez que boa parte sabe do potencial dos seus miudos, e estão desejosos de ver algo realmente talentoso surgir da sua academia de águia ao peito desde Rui Costa, há mais de 20 anos portanto! 

E, afinal, pergunto eu, como explicar as contratações de Djavan, Luis Felipe, Vitor Andrade e Candeias, por exemplo? Que valor acrescentam ao plantel? Já nem vou entrar nos custos associados às transferências e comissões, mas provavelmente o clube tinha jovens com, no minimo, as mesmas capacidades e a custo zero! São opções, mas provavelmente os custos totais deste quarteto daria para um reforço de inegável e indiscutível qualidade. Mas não é um mal exclusivo do Benfica, como sabemos, não deixa é de ser de admirar que depois de terem feito o mais dificil, que foi criar condições para se ter um plantel de superior qualidade, não conseguirem proceder às mudanças com inteligência e perspicácia, e não como um puto de 12 anos atrás do teclado de um computador a jogar FM e a comprar por atacado. Que idade tem o neto do Vieira?...

Vale ainda a carta escondida na manga e ainda por jogar, as boas relações com empresários e fundos manhosos, que possivelmente ainda poderão colocar no viveiro lampião uma ou outra truta dispensada por um gigante europeu. Trinta e um de Agosto estará a causar muitos "mix feelings" aos estômagos benfiquistas, pode representar o renascer de um sonho de 30 anos como pode ser o "Gavrilo Princip" das aspirações encarnadas, e nem por acaso Gavrilo era sérvio e foi o responsável moral pela hecatombe de três impérios, do russo ao otomano acabando no austro-hungaro. 

"Sou Jesus mas não faço milagres". Esta é uma das frases-chave da pré época do Benfica e que é também um dos momentos por quem muitos, onde me incluo, ansiavam: se o clube encarnado não se reforçar de forma a ter quase duas equipas titulares como na época anterior, é tempo do bazófias provar o que vale, e para já, com a dispensa do talento juvenil ao seu dispor, começa a parecer um burro a olhar para um palácio. Aguardemos...  


Avancemos para o vice.



A pré temporada leonina faz lembrar uma daquelas pradarias que se viam nos westerns no velho oeste americano, com familias felizes e de repente, sem se contar com isso (ou então, a contar-se mesmo com isso) surgem os vilões e com meia dúzia de tiros lá se vai a felicidade. Com a equipa base da temporada anterior, cujo sucesso foi inequívoco, de pedra e cal em Alvalade, somente com receios, infundados ou não, nas perdas do William "The Boss" Carvalho e Patrício, seria de esperar competência (a mesma) na construção de um plantel que ajudaria a criar maior leque de opções válidas à equipa titular. Se a parte das aquisições não encheu as medidas a nenhum sportinguista, as novelas dos últimos dias, com resultados para já nefastos para o início do campeonato, provam que fenómenos como "El Niño", nas redondezas de Alvalade, nunca são somente atmosféricos. A crise instalou-se, o presidente soube reagir com firmeza e liderança, mas a perda de duas unidades de clara mais valia para um plantel curto, não podem representar algo de muito positivo para o futuro do clube na prova. Marco Silva já mostrou toda a sua decepção, falta saber como reagirá o balneário a estes tumultos perfeitamente escusados. Coimbra não é somente a primeira estação do comboio leonino rumo ao ambicionado titulo, pode ser o primeiro prego no caixão das ambições verde e brancas. A escolha de Soares Dias foi perfeita e aí tenho de tirar o chapéu ao nomeador, nem Quentin Tarantino se teria lembrado de tal requinte maquiavélico, prevejo um ataque cerrado a um Sporting debilitado até final do mês, serão 9 pontos em disputa que podem resvalar em perda de 6, 7 ou 8, estou tremendamente pessimista, sejam pelos tiros nos pés, pela canalhice orquestrada e ainda por conspirações imaginadas, não lembra a nenhum sportinguista ver o seu adversário da primeira jornada fazer um treino à porta fechada no Porto, no dia da nomeação de um árbitro do Porto para esse encontro. Coincidências? Aqui, na tugolândia, é só coincidências em cada esquina.

Fez bem Bruno Carvalho assumir a luta pelo titulo? Ele não precisava sequer assumir, todos os sportinguistas sabem que o clube, mesmo em convalescença, é um candidato ao título. Errado teria sido assumir que seria campeão, nem ele tem os cargos directivos do futebol português na sua mão nem sequer tem fundos ilimitados ao seu dispor. E também não tem um dream team como plantel, se bem que em Portugal, como bem sabe o Vieira, primeira conquista-se o poder onde interessa e só depois se monta um dream team. 

Com uma equipa equilibrada falta-lhe o talento extra que decide jogos complicados de serem decididos. Os tais que podem valer titulos. Foi o que faltou, na sua essência, ao Sporting da época anterior. Esperam os adeptos que seja esta a época da explosão definitiva de Carrillo? E que Mané consolide a promessa que foi em meia época passada? Esperar, esperam. Acreditam? Pouco, falta ao peruano aquilo que Sá Pinto tinha até a dormir: garra e vontade de vencer. E isso não se ensina, ou melhor, só os melhores treinadores do mundo conseguem ensinar. Falta a Carrillo o homem que conseguiu transformar um morcão como o Maniche num pitbull assassino. Será Marco Silva capaz de criar novos talentos, ele que fez maravilhas com Carlos Eduardo, Evandro, Licá, Luis Leal e companhia? É aí que os adeptos depositam a sua confiança, na mais valia de um treinador que tem tudo a ganhar no Sporting e pouco a perder. 


And last but not least, o gastador do defeso.



Existe muita expectativa sobre o que vale este Porto espanholado. Uma coisa vale de certeza: a eterna devocão do Autor, ele que é um famoso apreciador de tudo o que vem de Espanha, um Miguel de Vasconcelos do século XXI ;)

Foram muitos os milhões investidos com um grande objectivo em mente: impedir o primeiro bis do Benfica desde o tempo em que o Topo Gigio rivalizava com o Mickey como a ratazana mais querida da pequenada. E essa pequenada, por estes dias, já tem pequenada, alguns dos quais que até já andam com a estranha mania de ter as cuecas a fugir-lhe pelo cu abaixo. Trocado por miúdos, já lá vão trinta anos. Mas nunca esteve tão perto de acontecer esse bi e até um tri (esse então é do tempo em que o Mário Soares ainda era um comuna disfarçado de socialista, antes de perceber que o dinheiro afinal até sabe bem), três meses atrás eram muitos os que prognosticavam o fim do império do mal. Parece que foram foguetes lançados precocemente, a necessária revitalização do plantel sucedeu com mestria, as aquisições são de inegável qualidade e acrescentam valor, não só ao onze titular mas sobretudo em opções extra, sempre necessárias para se contruir uma equipa campeã e com objectivos para além de uma prova. São tudo rosas Senhor? Parece Maria Madalena, mas podem não ser. O inicio de calendário é aliciante para somar triunfos e confiança, mas a equipa tem (potencialmente) muitos nomes novos a incluir, o que pode ser um desafio, não são 40 dias de treinos que dão as rotinas que só os jogos competitivos podem facultar. Junte-se a isso um treinador que tanto pode ser um metodólogo ao estilo Van Gaal ou então ao estilo Carlos, e todos nós sabemos bem a diferença, pese embora alguns portistas, teimosos qb, teimem em perdoar a notória falta de talento do Carlos (embora o queiram bem longe do clube, estranho não?...). Lopetegui andou até agora a cursar com boa nota, fez uns estágios curriculares e um estágio profissional. De repente vê a Sonae oferecer-lhe o cargo de Director Geral. Fica a dúvida, terá capacidades para tanto? E não comparemos com Mourinho que bebeu durante uma década dos ensinamentos de Robson e Van Gaal e de Villas Boas que fez praticamente o mesmo do biberão do Mourinho. É inequivocamente uma curiosidade saber o que vale este espanhol, que tem ainda um pequeno pormenor a resolver: Lille. Os franceses são o obstáculo calhado em sorte para entrar na fase de grupos da Champions, essencial para uma equipa que investe muito sempre com a convicção que certas receitas são certas e seguras. Os habituais 15 milhões que a Champions faculta, para além da visibilidade que provoca aos seus atletas, terá ainda a capacidade de desmobilizar alguns atletas que escolheram o Porto precisamente pela prova milionária. Muito se disputará nos próximos dez dias em casa do dragão, pelo que já deu para ver deste Lille versão 2014/15, está perfeitamente ao alcance da equipa portista, mas será adversário que exigirá um Porto melhor do que aquele que surgiu em vários dos jogos da pré temporada. Seja como for, do meu modesto ponto de vista, vejo-os como o candidato na pole position pela conquista do campeonato, sobretudo porque possui ainda a estrutura que consegue ter os jogadores controlados e focados no clube, e numa era de selfies não é fácil segurar a mentalidade de duas dúzias de bandalhos e respectivas famelgas sempre à procura de protagonismo. Se há 30 anos era só mandar o Octávio controlar as 2 discotecas da cidade, actualmente até em Vigo é preciso manter vigia, e o clube consegue fazer isso, o que não deixa de ser notável. 


O que esperar então da prova? Há certas coisas que, não duvidemos, irão acontecer:

- Queixas de penalties por marcar após perda de pontos motivada por exibição paupérrima

- Garantias de confiança aos treinadores

- Promessas de não falar em arbitragens… até ao primeiro fora de jogo mal assinalado…

- Conversas de marretas entre presidentes

- APAF ofendida com comunicados leoninos mas com o rabo entre as pernas nos demais

- Reuniões em bombas de gasolina

- Petit despedido antes da festa da castanha

- Petit recontratado antes do Carnaval

- Conferências do mestre da táctica a elucidar os plebeus

- 350 propostas de compra do passe do William Carvalho, a maior parte das quais em vésperas de confronto com rivais, a começar já em Agosto

- Abaixo assinado dos portistas para colocar o Ruben Neves na selecção, imitando o processo do ano anterior com Licá e Josué, que Paulo Bento, de calças pelos joelhos, assim permitiu, com o resultado que se conhece...



Mais sugestões? 

6 comentários:

Mitico disse...

Boa noite

Vou ser breve nas minhas analises até porque ate ao momento so vi o FC PORTO e o benfica a jogar.

Comecemos pelo benfica. Claramente uma equipa favorita ao titulo. Tem um treinador que sabe muito de bola, jogadores quase todos da época passada, e ate ao fim do mes de certeza que chegará qualidade! O benfica tem muito dinheiro. Fez muito guito e deu se ao luxo de nao vender Maxi, Luisao, Enzo, Salvio e Gaitan. Isso do BES é tudo uma treta. O presidente do benfica chama-se LFV - um "construtor civil" de excelência em Portugal. Um dos homens mais ricos de Portugal. Acham mesmo que ele não se sabe movimentar nesse capitulo?
Se Peter Lim não levar nenhum dos nomes referidos em cima, teremos de certeza um benfica ao nível do ano passado.

Mitico disse...

Relativamente ao sporting

Claramente um candidato fortíssimo a este titulo nacional. Ainda não saiu ninguém que comprometa o futebol mostrado no ano passado.
O núcleo duro está la todo. Marco Silva tem um grande desafio em mãos. Marco já provou ser bom. Mas nos grandes é preciso ser muito bom. Veremos como se comporta o Sporting em Coimbra. CAMPO ONDE JA NAO PERDE À MAIS DE 50 ANOS...

ps: Ao que parece Bruno de Carvalho esteve a poucos milímetros de andar à pancada com Marcos Rojo... o que prova a sua "juventude leonina" como presidente...

Mitico disse...

Por ultimo ...

O FUTEBOL CLUBE DO PORTO.

O menos candidato dos 3 grandes. O futebol é feito de processos de treino e de jogos. Hoje vi um Porto com ideias, com matriz de jogo mas que pressionado não consegue sair a jogar. É preciso muito tempo de jogo para se chegar la. Bons nomes, bons reforços mas faltam jogos, muitos jogos para se ver um Porto capaz de derrotar os adversários com aquela superioridade de outros tempos.

Ao que parece já estará confirmado mais um holandês ... bem vindo rapaz e mostra a tua "CLASSIE" em campo!

Mitico disse...

Curiosidades...

O regresso de Paulo Fonseca a Paços. Será que ficam a meio da tabela?

Sérgio Conceição em Braga.
Será que voltam a um lugar europeu?
Eu acho que nao!

Domingos em Setúbal.
Será que passa do Natal? (um erro grave na carreira dele... mas isso é apenas a minha opinião)

Petit no bessa...
Acho que vao descer...

Rui Vitória em Guimaraes
Curioso para ver se realmente ele é muito bom a fazer bolos com 1 ou 2 ovos!

Mitico disse...

Já me esquecia...

O Pontes na Marítimo.

Dizem as más línguas que andou a preparar a equipa do Marítimo durante o mundial ao lado de Paulo Bento... eheh veremos o seu futuro...

Picareto disse...

Mitico, nao te preocupes que acabo de falar com o Peter Lim que é meu vizinho. O Enzo vem para o Valencia.