Redes Social

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Um Homem de carácter, evidentemente...



Fernando. Podia ser o tipo pelo qual as meninas dos ABBA se encantaram, mas duvido que existisse música se fosse este o latino que as fez suspirar. O que aqui trago é conhecido como o polvo, alcunha supostamente positiva porque consegue esticar-se e estar em vários locais ao mesmo tempo, mas se calhar também lhe assenta como uma luva se a virmos pelo lado menos positivo, uma vez que o bichinho também é conhecido por não ter espinha dorsal, uma singularidade que possivelmente encaixa no nosso Fernando, candidato a ir de borla ao Brasil no próximo Verão. 

Vamos recuar uns anos na carreira do polvo. Quem o ouve nos tempos que correm fica com a sensação que foi descoberto no Brasil debaixo do mesmo calhau onde estavam Deco e Pepe, por exemplo. Mas não, por mais que se esforce, a internet é implacável: jogou pela selecção canarinha e fez inclusive parte de uma equipa que conquistou o campeonato sul americano de sub-20! Então porque andar a dizer, e passo a citar:

"«Nunca ninguém da seleção brasileira me procurou. Sinto-me também um pouco português. A minha história foi toda feita aqui. Não tenho história no Brasil. Já são sete anos desde a minha transferência para o FC Porto, a minha filha nasceu aqui, tenho residência, a minha família gosta daqui, sente-se acolhida»"

Tem sempre gato escondido com rabo de fora. E no caso do polvo o rabo é precisamente o facto de, nessa competição acima mencionada, ter agredido um árbitro e sido suspenso por um ano. Motivo suficiente para ser encostado da selecção até aos dias de hoje. Mas é esse motivo forte o suficiente para que não possa ser convocado por Paulo Bento? Por mim seria, João Vieira Pinto também nunca mais jogou após a agressão de 2002, e não vi ninguém a defender o contrário, muito menos um portista, sempre apologistas de defender os bandidos, os corruptos, os chulos, os agressores... desde que equipem de azul, bem entendido! 

Mas se esse passado condenável não é motivo suficiente, então que dizer de uma entrevista dada por Fernando em Janeiro de 2013, cujas partes mais relevantes transcrevo a seguir:

"Fernando, médio brasileiro do FC Porto, rejeitou, em entrevista à Globoesporte, a possibilidade de se naturalizar português. O seu sonho, disse, é chegar à equipa nacional do seu país.

“Com o Felipão, que já passou pela Europa e esteve muito tempo em Portugal, acho que posso ter a oportunidade de vestir a amarelinha, que é o sonho de todos os jogadores. Como estou aqui há muito tempo, no Brasil há quem pense que sou português. Mas não sou. É impossível [naturalização como português]. Mesmo que alguém me procurasse para me naturalizar eu recusaria. O meu sonho é o Brasil. Tenho a certeza que um dia vou vestir a amarelinha”, sublinhou Fernando.

O jogador reconhece que vencer o campeonato nacional é uma “obrigação” para o FC Porto. Mas triunfar na Liga dos Campeões também é um objetivo. “O campeonato português é sempre obrigatório para nós ganharmos. Quando estamos em segundo, a cobrança já aumenta muito e os adeptos pedem resultados. Na Liga dos Campeões, o nosso objetivo era passar de fase. Atingimos essa meta e agora vamos jogar com o Málaga num confronto entre duas equipas iguais. Claro que a nossa meta é vencer na Champions, que também é obrigação. Mas ser campeão português é o nosso objetivo principal”, frisou."



Bem, case closed diria eu. Mas eu tenho uma espinha aqui atrás nas costas. Por vezes até me doí um bocado, mas serve-me sempre para relembrar que aqui está por algum motivo. Vamos a ver se existem mais "polvos" para defender a sua convocatória, fica dificil mas eu acredito, e acredito também que assistindo a tantas canalhadas ainda vou ver o Luis Figo ser chamado de integro um destes dias neste blog. Pode ser muita coisa, mas polvo não me parece que alguma vez tenha sido...

3 comentários:

Mitico disse...

Nao comento este post.

Fez-me lembrar o Liedson!

OAutor disse...

O Fernando é muitissimo melhor que o angolano William Carvalho!! Por isso entendo este post e entendo a masturbação colectiva da comunicação social sempre que o angolano faz qualquer coisita no sportem!!!

El Pirata disse...

era capaz de jurar que o tipo era guineense :)