Redes Social

sábado, 12 de abril de 2014

Um Guineense na Selecção de Portugal?

Será uma realidade num futuro próximo? Pelo que tem exibido, apesar dos seus precoces 20 anos e uma carreira com pouco mais de duas dúzias de jogos a nível sénior, é possível prognosticar com pequena margem de erro que Carlos Mané chegará a internacional com a camisola das quinas ao peito.




O problema é que Mané não é nem brasileiro nem joga pelo FC Porto. E problema porquê? Bem, supostamente são esses os únicos "estrangeiros" com pedigree suficiente para serem elegíveis a tal desiderato. 

Só que Carlos Mané, apesar de usado na Guiné Bissau como um símbolo e um dos filhos do País, tal como Bruma, tem uma diferença enorme para os brasucas que os portistas promovem: nasceu em Portugal, mais precisamente em Lisboa e é jogador do Sporting desde os 7 anos de idade! Os pais são efectivamente de origem guineense, tal qual o filho como ditam as regras do DNA, e o próprio avô, apesar de nunca ter visitado Portugal, combateu pela nossa bandeira aquando da guerra da independência da Guiné! Infamará Mané assim se chama o ancião, que trata o neto por Midana, e que não o vê desde os seus 4 anos de idade. E agora? Será o Mané futebolista português, ou teremos de fazer um referendo entre a nação portista para termos o direito a saber o que fazer se um dia (e esse dia chegará) Carlos Mané representar a selecção portuguesa? 

A questão pode parecer tonta, mas é relevante por causa de William Carvalho. Desde os 12 anos em Portugal, vindo para o País não para jogar à bola mas para melhorar a condição de vida da familia e dele próprio, praticante desportivo de um clube de bairro de Mira Sintra, estudante, quis a vida que tivesse jeito para a prática da modalidade e ingressasse no Sporting, daí até ser convocado para as selecções jovens de Portugal foi um curto e seguro passo. Sendo um cidadão português com dupla nacionalidade, como tantos que nos dias actuais "voam" para Luanda à procura de melhores condições de vida (e eu conheço alguns bem "branquinhos" que nasceram em Portugal mas que são filhos de angolanos "branquinhos" fugidos da guerra do Ultramar...) William optou por representar Portugal definitivamente em finais de 2013 em detrimento de Angola. Ora, segundo a mentalidade tacanha portista, este facto faz com que qualquer brasileiro (perdão, qualquer brasileiro que represente o fcp) tenha o direito de jogar pela selecção das quinas, mesmo que o faça somente por interesses materiais, e que tenha jurado a pés juntos que nunca a iria representar, antes de se converter aos novos interesses.

Resumindo e concluindo, fica a questão: pode o preto da Guiné jogar por Portugal? A resposta é óbvia para os de boa fé, e para todos os que, como eu, desejam preservar as selecções mundiais livres de naturalizações que retiram todo o interesse à concepção inicial da criação deste tipo de disputas entre Países. Caso contrário chegaremos brevemente ao cúmulo que assistimos nos mundiais de futsal, onde Itália, Espanha e Azerbeijão, por exemplo, são compostos em 80% por brasileiros. Tirando aos portistas, a quem interessa este tipo de idiotice?

2 comentários:

rbn disse...

O que amarra a seleção portuguesa é a clubite.
A seleção nacional devia ser composta pelos melhores, e sem estrangeiros de preferencia.

As seleções brasileiras que foram bi-campeãs do mundo em 1958 e 1962 tinham como base o Santos de Pelé, Zito, Gilmar, Pepe, Mauro e o Botafogo de Garrincha, Nilton Santos, Zagallo e Amarildo.

A seleção tricampeã de 1970 tinha 5 CAMISAS 10, eu disse 5 CAMISAS 10 no time titular:Jairzinho(Botafogo), Gérson(São Paulo), Tostão(Cruzeiro), Pelé(Santos) e Rivelino(Corinthians).

Em Portugal, a melhor seleção de sempre tinha a base do benfica, e por azar, ou por ter enfrentado a melhor Inglaterra de sempre jogando em casa, não foi campeã do mundo.

A 2ª melhor seleção de sempre em 2004 não ganhou devido à teimosia do treinador, que pela lógica devia ter acrescentado Figo, Pauleta e CR7 ao conjunto super bem entrosado e afinadíssimo dos recentes campeões da europa Baía, Paulo Ferreira, Jorge Costa, Ricardo carvalho, Nuno Valente, Maniche, Costinha e Deco, a base do Porto de Mourinho.

Mas não o fez, e os interesses da seleção, que é reunir os melhores, não foi respeitado.
Por simples e pura birra com o presidente do Porto, pagou a seleção na final do Euro 2004.

Ainda bem que o treinador que agora treina a minha seleção anda a convocar realmente os melhores, e pela primeira vez após muitos anos, concordo com as escolhas de Scolari, e sou totalmente a favor de ex-benfas como Ramires e David Luiz, como seria caso Luisão, pelo que está jogando muito bem esta época, fosse convocado para o mundial como suplente de Thiago Silva, e pelo entrosamento que tem com David Luiz.

Por isso, Mané se estiver melhor que todos, deve ir, mas só se estiver melhor, e não apenas por "ser brasileiro e jogar no Porto".

El Pirata disse...

rbn, varios erros na tua interpretaçao:

1º em 1966 nao ganhamos precisamente por se insistir na base do benfica! Descontando o facto de, em 1966, existir uma pressao para a selecçao caseira vencer o mundial, algo muito comum como se recorda em 1978, e que se ainda fosse regra em 2004 teriamos goleado a grecia, a verdade é que em 1966 nao existiam substituiçoes e após o jogo com a coreia do norte e mais os 3 da fase regular, a equipa estava estourada! E tinha qualidade no banco, porque a base do benfica era boa, mas se à base do benfica retirassemos o eusebio... bem, basta lembrar que aos 20 minutos estava 0-3 com a coreia e sem eusebio a base do benfica nao faria absolutamente nada! Ou seja, com a inglaterra, se o seleccionador nao fosse um lampiao cego, jogariam eusebio e pelo menos 3 ou 4 novidades do banco. Seriam precisos tomates de chumbo, e portugueses com tomates de chumbo no banco de suplentes só conheci jose mourinho. Nao me falem da base do benfica em 66, sff!


2º a treta de 2004 continua por engolir por muito portista! que me lembre, na final, jogaram os portistas todos! E a exibiçao foi ainda pior que o jogo de abertura! aquele era o europeu dos gregos, correu-lhes tudo de feiçao, quanto muito o que se teria dispensado era todo o folclore junto ao autocarro da selecao antes da final, porque os jogadores que actuaram foram todos os que tinham de jogar, se calhar a unica troca que teria feito, se fosse hoje, era ter colocado o brasileiro deco no banco e colocado o rui costa a titular.

3º o Scolari nao implicou com o presidente do porto, ide ver a cronologia dos factos e vejam quem foi o primeiro a implicar! Agora que ele nao é nenhum pau mandado, efectivamente que nao, tal como tinha mostrado com o caso romario! E Paulo Bento tem procedido do mesmo modo! Daí a selecçao ter um percurso muito superior de 2002 em diante do que entre 1994 e 2002, precisamente no periodo onde uma geraçao de ouro falhou por falta de comando tecnico em condiçoes! Nao era com dois individuos travestidos de seleccionadores, oliveiro e humberto, que deveriamos ter atacado as provas com um conjunto excelente de atletas. O melhor provavelmente de todos os tempos. Podiamos ter tido eusebio e agora ronaldo, mas a geraçao de Figo foi, na qualidade do onze, efectivamente a melhor de todos os tempos. A falta de visao dos dirigentes custaram caro à selecçao portuguesa, e por isso prezo e muito a presença de homens como Scolari e Bento, que impedem bitaiteiros como pinto da costa de fazer o que bem entendem com a minha selecçao! Só de pensar que secretario e folha eram convocados regularmente até fico com sintomas da gripe das aves!