Redes Social

quinta-feira, 2 de novembro de 2006

Champions League: 4ª Jornada

Numa excelente semana de Liga dos Campeões para as equipas nacionais, o saldo obtido de 2 vitórias e 1 empate (este obtido no terreno de um dos tubarões europeus) é o melhor da história do futebol português! Uma semana memorável que, ao que tudo indica, deu grandes garantias de continuidade na Europa das 3 equipas portuguesas, pelo menos até ao inicio de próxima Primavera. Nada mal...


Bayern Munique 0 Sporting 0

Num bom jogo de futebol o Sporting consegue o 5º ponto nesta sua participação na Champions League, o ponto que garante praticamente o acesso aos 16/avos da Taça Uefa. Tendo em conta a mais valia dos seus adversários, sabendo de antemão que Bayern e Inter eram (e são!) candidatos a uma presença nas meias finais da competição (apenas Barcelona e Chelsea podem aspirar, logo de entrada, à final da prova, sendo que algo menos que isso tem de ser considerado um fracasso...), ninguém no seu perfeito juizo pode exigir ao Sporting e a Paulo Bento a passagem à próxima fase da prova!

Mas a verdade é que a equipa está na luta por esse objectivo! E, embora haja quem, porventura demente ou com evidente dor de coto, exija uma vitória em Milão para o clube aspirar a passagem aos 1/8 final da Champions League, a verdade é que um empate em Milão pode servir ás mil maravilhas, uma vez que o Inter desloca-se a Munique na última ronda e o Sporting receberá um Spartak desanimado e já em férias das provas internas.

Quanto ao jogo da Baviera, voltou o Sporting a não ter sorte a nível atacante, com mais uma bola a embater num dos postes da baliza alemã. E, feitas as contas ao duplo confronto com os teutónicos, registram-se 36 remates efectuados pelo Sporting! Ora, e há que reconhecê-lo, isso não está ao alcance de qualquer um! Gostei da atitude da equipa, nada subserviente, com personalidade, uma constante ao longo da prova. Não basta ter qualidade futebolistica nos pés, é preciso também ter cabeça e saber jogar com a pressão que naturalmente existe a quem quer jogar ao mais alto nível. E isso é complicado de ensinar, até porque nasce um pouco com cada um de nós, o saber conviver melhor ou pior com a pressão de ser melhor e de superar as dificuldades. E é evidente que alguns jogadores como João Moutinho e Nani adoram conviver com a pressão, já outros como João Alves e Bueno e mesmo Carlos Martins não convivem bem com esse estatuto. Cabe a Paulo Bento injectar nesses jogadores maior confiança e moral, para que consigam dar o melhor dentro de campo.

Contas feitas, e tendo em conta que o Bayern, apesar de algumas vozes de burro, ter jogado com 9 internacionais na equipa titular (faltaram somente Podolsky, Lucio, Van Bommel e Schweinsteiger, nada do outro mundo quando se tem um plantel com qualidade em quantidade!), o empate não pode ser considerado um mau resultado, ainda para mais quando os alemães dispuseram de 4 oportunidades de golo!


Hamburgo 1 FC Porto 3



O Porto venceu com justiça, embora não se possa queixar de falta de estrelinha, sobretudo na forma como, à beira do intervalo e após uma primeira parte onde os alemães passaram boa parte do jogo perto da area adversária, Lucho ter sacado um pontapé fabuloso, daqueles que só saem na rifa uma vez em cada geração! Se o Hamburgo já andava destroçado por 3 meses de péssimos resultados, sofrer um golo daqueles e no momento em que foi obtido, creio que todos que assistiam ao encontro ficaram sem duvidas quanto ao vencedor do mesmo! A segunda parte confirmou a premonição, e a oferta de Atouba, como que parando a bola e convidando Lisandro a empurra-la para dentro da baliza foi prova disso mesmo.

Todos que conhecem minimamente o futebol europeu conhecem o poder de reacção das equipas germânicas quando em desvantagem. E ontem foi possivel vê-lo de novo em acção, mesmo para meu espanto. O golo de Van der Vaart, um minuto após o de Lisandro, a bola ao poste 3 minutos depois e o lance em que Pepe quase fazia autogolo após livre do holandês do Hamburgo, isto tudo num espaço de 5 minutos, poderiam ter levado a uma inacreditável reviravolta no marcador. E, é bom referir, tudo perante uma enorme passividade defensiva portista, como que repetindo a atitude que já tinham apresentado frentre ao Benfica! Valeu neste caso a protecção dos deuses para conter o ataque alemão, seguindo-se depois a resposta nos pés de Bruno Moraes, com mais um excelente golo, para infelicidade de uma equipa alemã que bem pode lamentar os sucessivos infortunios. No entanto, e para quem viu Atouba e Sorin serem completamente displicentes com a bola nos pés, não é dificil perceber o motivo da falta de resultados... fraca atitude!


Benfica 3 Celtic 0

Na Luz os escoceses fizeram a festa antes do jogo e foram espertos, uma vez que em campo o Benfica devolveu a chapa 3 com que regeressara da Escócia. É inevitável que fique no ar uma certa perplexidade quanto ao resultado destes dois jogos, já que não é natural que numa prova de elite duas equipas se defrontem e joguem de forma antagónica fora dos seus recintos. Para dar o exemplo, o Sporting não se enfiou num buraco por jogar em Munique, este Benfica de Fernando Santos provavelmente teria cavado uma trincheira para se esconder. É bom ser dominador quando se joga em casa, como foi o Benfica (embora Caldwell tenha sido um amigalhaço, mais parecendo ter andando a beber com os adeptos antes do jogo...), mas se a postura encarnada fora de casa se mantiver ao nivel do que fizeram em Glasgow ou em Copenhaga, dificilmente passarão na fase de elimiinatórias, quer seja na Champions ou na Uefa.




10 comentários:

Mitico disse...

Repito o que disse:

Hamburgo vs FC PORTO

EXIBIÇÃO À CAMPEÃO!
Limpinho!!!!!

UM LUCHO MEUS AMIGOS!!!

Monstro do futebol vs Celtic

Ninguem tem nada a dizer sobre a posição de Nuno Gomes quando Quim pontapeia a bola?

A bola vai para lá nao vai?

E aquela gravata de Ricardo Rocha a McManus dentro da grande area?

Eu percebo...

Mas mesmo assim o Celtic fora de casa é muito fraquinho.

Bayern vs Sporting

Se o Sporting apertava mais um bocadinho eles nem sabiam onde se haviam de meter. Bom resultado na mesma. 1 ponto é 1 ponto!

Abraço a todos

Anónimo disse...

Grande superioridade das equipas portuguesas e tambem do braga nesta ultima jornada europeia.
Destaquei o braga por um só motivo, comunicação social portuguesa!!!!
É incrivél como um clube portugues ganha 4-0 numa prova europeia e os jornais só se preocupem com as merdas do costume dos 3 grandes!!!
O que terá de fazer um clube mais pequeno para aparecer no jornais positivamente???? pedir jogadores emprestados ao benfica??????

El Pirata disse...

Grande jogatana do Braga ontem à noite! Grande jogo, grandes golos, a melhor exibição europeia na historia bracarense, posso arriscar.

Com 3 pontos e goal average já positivo, agora é ir a Sevilha para ganhar prestigio (sim, nao vale a pena que é para ir pontuar, nao vamos passar do 8 para o 80...), e na ultima ronda ganhar em casa ao Grasshoppers. Parece simples e realmente, depois do que se viu ontem, nao pode ser considerada missao impossivel!


Excelente semana para o futebol portugues, sim senhor. Assim acredito que para o ano ainda teremos 3 equipas na Champions, algo estimulante sobretudo para estas animadas conversas. É preciso é tentar nao nos picarmos constantemente, embora admita que o que sucedeu no fim de semana passado ainda dê para muitas alfinetadas...

El Pirata disse...

Só mais uma nota, as exibiçoes de Luis Filipe e Maciel e mesmo Marcel seriam suficientes para que estes jogadores ainda jogassem no Sporting, Porto e Benfica, respectivamente. Infelizmente sabemos todos muito bem do que eles sao capazes quando se equipam com aquelas camisolas que acarretam toneladas de responsabilidade.

Ao menos foram inteligentes, encontraram em Braga paz e sossego (e menos exigência, quem perdesse com o Maritimo por 4-1 em casa iria ter uma semana massacrante em termos de exposição publica, algo que em Braga nao existe...) para exibirem todas as suas qualidades, mesmo que as façam somente de 3 em 3 semanas e nao 2 vezes por semana como estariam obrigados nos clubes anteriores.


PS:

Atençao que estes mesmos jogadores e todo o plantel do braga poderia chegar a campeao nacional! O Boavista de Pacheco nao tinha mais qualidade! No entanto é preciso um treinador competente e algum poder nos orgaos de decisao. E sorte, embora ao braga nao lhe falte sorte...

Mitico disse...

Boa tarde a todos

Pelos vistos já anda alguém nervoso que nao consegue manter-se calmo e ter postura e até usa "lol" para mascarar felicidade.

Bom, mas como existe muita parra e pouca uva e depois de tanto paleio e insulto... já sabes quem foi Mr King?

Abraço a todos

Mitico disse...

Colega Joao Vitor

Podes aparecer sempre que quiseres... nao faças como muitos, que só aqui vem mandar bocas na hora da vitoria...

Abraço a todos

Mitico disse...

Ah! Já me esquecia...

Quem tiver provas contra o presidente do FC PORTO que as apresente na esquadra da Psp ou no posto da Gnr mais próximo!

Abraço a todos

Mitico disse...

"Se o Sporting apertava mais um bocadinho eles nem sabiam onde se haviam de meter. Bom resultado na mesma. 1 ponto é 1 ponto!"

So percebe português quem o quer perceber...

Abraço a todos

PS: É so para dizer que quem tiver provas contra o presidente do FC PORTO que as apresente na esquadra da Psp ou no posto da Gnr mais próximo!!!!!!

El Pirata disse...

Noticia de um jornal de referencia:

"Os quatro administradores da SAD do F.C. Porto, Pinto da Costa, Adelino Caldeira, Fernando Gomes e Reinaldo Teles, vão ganhar, na presente época, 1,275 milhões de euros, segundo o orçamento de exploração aprovado na Assembleia-Geral de terça-feira. Ou seja, os quatro vão dividir entre si 91 mil euros mensais, o que dá uma média de 22.700 euros/mês para cada um."


Não está nada mal não senhor, afinal de contas eles merecem! Até porque esta epoca só deram 30.000.000 de euros em prejuizo...

Mitico disse...

Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa tal como disse anteriormente é um homem sério e honesto!

Se ganha essa quantia é porque alguém vota para ele ganhar essa quantia.

Meus amigos...

E as contas do Sporting?
O doutor Roquete e os seus disciplos, quanto estão a "mamar" à custa do complexo do Sporting?

Porque disse Soares Franco que nao se candidatava e logo a seguir, como é publico, se candidatou?

Nao terá existido pressões externas?

Não estaria alguem aflito?

Não terá o homem nascido no Norte do País (agora dono do Alentejo) mexido as suas palhinhas com medo de ver a administração leonina ir para outras mãos?

Abraço a todos

PS:Quem tiver provas contra o presidente do FC PORTO que as apresente na esquadra da Psp ou no posto da Gnr mais próximo!