Redes Social

sexta-feira, 27 de outubro de 2006

Porque não vem LFV ao Porto?

A questão foi levantada pelo meu caro amigo e colega de blog, Mitico, e eu posso tentar responder. Tentar, porque realmente não tenho provas, apenas posso suspeitar, com base nas antecedentes deslocações benfiquistas e ao caso mais grave até hoje, ocorrido em 1991.

Atentem no relato do mui fidedigno Terceiro Anel:

"A chegada do Benfica às Antas foi marcada por um ambiente de perfeito terror. A recepção ao autocarro encarnado foi feita com pedras e mais pedras, dando razão ao cartaz exibido na superior sul: "Ides sofrer como cães". Os jogadores encarnados viram-se obrigados a equipar no corredor, onde estavam vários elementos da organização portista, já que os balneários encarnados tinham sido impregnados de um cheiro nauseabundo, impedindo Eriksson de fazer a habitual palestra antes dos jogos. Mas, no campo, o Benfica venceu por 2-0, com Svennis a fazer sair do banco César Brito, que apontou os dois golos da última vitória encarnada nas Antas até hoje. O título, com a vantagem de 3 pontos, ficava mais perto. Só que este FC Porto-Benfica não morreu aqui, pois a arbitragem de Carlos Valente veio a dar muito que falar, assim como histórias em volta dos seus fiscais de linha."

"À chegada a Lisboa, João Santos atacou Pinto da Costa e seus pares: "Houve cenas incriveis nas Antas, de intimidação à equipa e apoiantes. Os portistas criaram um clima de pânico, lançando mesmo o boato de que o árbitro teria almoçado connosco. Não deixaram os nossos jogadores equiparem-se no balneário, encharcaram as faixas laterais, e no final ainda aquelas cenas de pancadaria, com os nossos dirigentes a serem agredidos. Tudo isto porque os dirigentes do FC Porto ficaram em pânico, ao sentirem o campeonato perdido". E destas agressões, sairia do anonimato o nome do Guarda Abel, que, pouco tempo depois, numa tomada de posse da direcção do Salgueiros, ameaçou o presidente encarnado: "Aqui ou em Lisboa, hei-de mata-lo". Pinto da Costa, apercebendo-se da situação delicada, demoveu-o de tal atitude. João Santos, a salvo, traçou o perfil do Guarda Abel: "Esse senhor, um verdadeiro arruaceiro, protagonizou desacatos e desmandos, nas instalações das Antas, antes do FC Porto-Benfica. Não sei se este individuo tem protecção de alguém, mas o que é certo é que impediu os nossos dirigentes de acederem à cabina do Benfica no final do jogo, dizendo que estava a cumprir ordens de Pinto da Costa", acusando ainda a policia fardada, onde Abel estaria incluido, de ter pontapeado dirigentes encarnados dentro da zona protegida."


Não se torna dificil entender porque LFV opta por não se deslocar ao Porto, pois não? Até porque, já na epoca anterior, se nao fosse a "sua policia", teria saido do Porto seguramente em mau estado. Uma vergonha para a Policia portuense, não sendo novidade para mim, que já vi a sua actuação em confrontos Porto vs Sporting, sobretudo no antigo estádio. Pode ser que as coisas tenham mudado...


Mas a minha crónica não fica por aqui. A facilidade com que arruaceiros encartados fazem o trabalho sujo de Pinto da Costa voltou ao de cima num famoso jogo FCP vs Famalicão, em 1993 se não me engano, quando a equipa famalicense venceu em pleno território portista. Aqui ficam os registros em video dos incidentes com os jornalistas da RTP, impedidos de fazer o seu trabalho em segurança, com os jornalistas Paulo Martins e Pedro Figueiredo a serem agredidos, ficando para a história as palavras de Martins, em directo, dizendo "estou a ser cuspido, estão a entrar na cabine dos jornalistas e a agredirem-nos!" Uma selva autêntica, que não se tem repetido, mas que provocou muitas vitimas, todos que tinham coragem de dar a sua opinião independente, incluindo o jornalista Marinho Neves, muitas vezes cobardemente agredido. É este o dirigente português que continua à solta, inexplicavelmente...


9 comentários:

El Pirata disse...

Mudando de assunto, aqui fica a minha resposta a uma barbaridade anti historia de F1, do picareto, que me deixou indignado! Aqui ficam os factos reais!


picareto, tens fraca memória!

Schumacher foi bi campeao mundial num carro que nunca tinha ganho nada e que nunca mais ganhou nada! Benetton Renault! A Williams era a grande dominadora, tal como previamente tinha sido a McLaren Honda. A Williams até se dava ao luxo de dispensar os pilotos campeoes, uma enorme arrogancia de Frank Williams, que despachou sucessivamente Manssell e Prost, entrando por ultimo Senna, que teve o acidente mortal. Mas a saga manteve-se mais tarde com Damon Hill. Eram de longe os carros mais competitivos.

E para provar o que digo, nada como ver o que sucedeu em 1996. Com a ida de Schumacher para a Ferrari, a Benetton cai a pique e a Ferrari, que anda a penar desde 1981 (desde 1979 no que a titulos de pilotos diz respeito) nao consegue chegar ao titulo, muito embora Michael Schumacher tenha trazido uma nova abordagem á equipa, sobretudo porque para além de excelente piloto, tambem tinha bons conhecimentos de mecânica. Nao só pilotava como ajudava os eng e mecanicos no melhoramento do carro!

Ora se em 1996, fruto das circunstancias, a Williams ainda brilha, a seguir regressa o poderio da McLaren, neste caso ja em parceria com a Mercedes. Villeneuve ainda ganha um dos titulos mais mal entregues da historia da F1, mas os progressos da Ferrari eram ja evidentes. Se antes com Jean Alesi e Patrick Berger, a equipa se contentava em ir ao podio, com Schumacher a equipa ja alcança vitorias!


Sendo assim picareto, onde estao os melhores carros para Schummy? Conseguiu ser bi campeao sem o melhor carro e, se a ferrari veio a dominar a partir de 1999 (onde Schumacher só nao vence, porque partiu uma perna em Silverstone, caso contrario nunca Hakkinen teria sido bi campeao...), o merito é da equipa, de Ross Brown e Jean Todt, mas muito especialmente de Michael Schumacher, o piloto que trouxe das trevas de 20 anos a scuderia Ferrari. Sim, sem Schumacher a Ferrari, mais cedo ou mais tarde teria ganho algo, mas se Schumacher tem mudado para a Williams em 96 e McLaren em 1998, teria ganho ou titulos 1996, 1997, 1998, 1999... em vez de andar a aperfeiçoar o carro que lhe valeria o pentacampeonato de 2000 a 2004. Por acaso o esforço e dedicação valeram a pena... mas a muito custo e com grande percentagem de merito de Schummy! E isso nao se pode apagar, so pra dar merito ao espanholo e à Renault!

E, picareto, nao me obrigues a falar das regras! Nunca na historia da F1 se mudaram tantas vezes as regras como tem acontecido desde 2003! Tudo para acabar com a hegemonia Schumacher/Ferrari! Se acompanhas a F1 sabes bem do que falo, de qualificações, a reabastecimentos, a pneus, a motores, tudo! Tudo foi feito para que houvesse mais competitividade, mas tentando diminuir tudo de bom que foi feito na Ferrari. Onde quer que eles fossem claramente superiores, arranjaram-se estratagemas para os penalizar! A historia nao permitirá que se tirem conclusoes precipitadas sob o dominio de Michael Schumacher e da Ferrari, obtido com merito e talento superior.

Mitico disse...

Pirata

Porto benfica nao é Porto Famalicão!

Percebo a tua ideia de incriminar o Porto em tudo o que mexe.

Que pena nao mostrares aqui as facadas em sportinguistas no estádio das Antas. Aposto que a culpa foi de Pinto da Costa!!!!!

E sobre este ridiculo post que já na altura foi o que se viu... tudo a dar ouvidos e a dar voz ao benfica!!!! Um escandalo!!!!!

Nunca ninguem provou nada por isso este post nao passa de mais uma magica ilusao de alguem que está muito incomodado com o FC PORTO!!

Entao a relva nao é regada antes dos jogos?????????????

QUE PALHAÇADA!!!! ATÉ ONDE ESTAS MENTES VAO!!!

SOBRE ISTO NAO FALO MAIS POIS É RIDICULO DE MAIS!!!

Abraço a todos

Anónimo disse...

o luis filipe vieira vai ao estádio do dragao!!!!! tens que refazer o post!!! e digo-te mais se calhar até vai aproveitar para pagar as cotas!!!!

El Pirata disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
El Pirata disse...

nao sao tretas, sao afctos! Custa-te a admitir que tens um vigaro e um bandido como presidente e um empresario de putas como vice presidente, mas é a realidade! E nao faltam por aí muitos portistas responsaveis, com categoria e bom nome, mas que nem sequer dao a cara pq sabem que a escoria em peso os ameaçaria e que essa mesma escoria votaria em peso no ladrao que lá está! É o vosso clube em todo o seu esplendor, e nao sou eu que o digo, é a realidade que toda a gente conhece!


Quanto ao tal jogo contra o famalicão, de fcto nao foi o benfica mas o que ficam sao as tristes cenas e a parceria entre os agressores e os directores portistas! E é pena nao haverem imagens das agressoes de 91, caso contrário estariam aqui para tu e todos os outros as recordarem. Sao factos, nao lendas, e os impostores e defensores da desordem publica e do amedrontamento com base em actos cobardes têm de ser desmascarados!


LFV é um traficantezeco mas é um Homem com H bem grande se for às Antas e tem a minha admiração! Que vá, que leve os seus jagunços e que faça o mesmo que o ano passado! O tempo dos cowboys e dos feudos medievais ja acabram à muito e se certas pessoas nao o percebem a bem... hao-de percebê-lo a mal! E mais vos digo, adorava que tudo acabasse mal no sabado e com a intervenção da policia! Seria optimo para a UEFA, FIFA e outros com poder tomarem conta da porcaria do nosso futebol e o governo portugues ganhar vergonha na cara, e colocar estes aldraboes todos na cadeia. Sem excepção!

Picareto disse...

Mais um post de El Pirata virado unica e exclusivamente para p seu odio de estimação: O CAMPEÃO NACIONAL FUTEBOL CLUBE DO PORTO.

Nenhum destes factos foi provado, sendo assim tão válidos como Paulo Paraty ser accionista do Sporting, ou mesmo Lucilio "Calabote" Baptista ser sócio do sporting...upss..mas afinal estes ultimos dois factos são verdadeiros...peço desculpa.

Este post vale zero de verdade, contudo vou-me dar ao trabalho de o desmistificar.
Dois anos depois do suposto sucedido neste jogo, um adepto do FCP foi esfaqueado por adeptos do sporting sem que as forças de segurança fizessem algo. Passados ainda mais alguns anos os adeptos do FCP foram barbaramente agredidos em pleno estádio de alvalade pelas forças policiais lisboetas que na sua prepotência agrediram tanto adeptois da claque como crianças ao colo de pais de familia etc etc...

E não foi neste mesmo estádio que os adeptos filhos de deirectores da sad desse clube invadiram o relvado com paus e de seguida fugiram como cobardes? Não é esse o clube que consegue colocar 600 adeptos no estádio do dragão...tantos como Leiria ou Académica e menos que clubes de segunda como Braga e Guimarães?

É por posts como estes que me dá gozo ser Portuense Portista...se bem que as duas definições se fundem numa só!

Anónimo disse...

e o mourinho já foi castigado por rasgar a camisola do rui jorge???? tanta garganta e provas zero!!!!! é comum para aqueles que a comunicação social leva ao colo!!!!!
Quanto a F1 eu concordo com o Pirata!!!! alguma vez na vida isto tinha que acontecer!!!!

Kramer disse...

O Mitico usa palas nos olhos...e prefere não enfrentar a verdade. Lembro-me tão bem deste Porto-Famalicão! O Pedro Figueiredo a ser enfardado na cabine dos jornalistas...não é vergonha nenhuma Mitico...só diz o quão fieis são os adeptos portistas.
Mesmo no mau, retiramos coisas boas. Pensa nisso e não te esquives aos assuntos.
http://controversiasdofutebol.blogspot.com

El Pirata disse...

desculpa ivo mas nao posso concordar quanto ao assunto achummy. Nao me enganarei se disser que estás ao corrente do que se passa no mundo automovel, em especial da f1. Agora relembra-te das mudançasd de regras que ocorreram sucessivamente em 2003, 2004 e 2005, e vê que essas mesmas foram feitas na medida de aproximar as ouras scuderias á ferrari. Alias, porque razao vale agora o 2º lugar 8 pontos? É para premiar a regularidade de 5 segundos lugares, ao inves de 3 primeiros lugares e 2 desistencias! Ficam assim, feitas as contas, 40 pontos para o eterno segundo, e 30 pontos para o vencedor de corridas! Quando antigamente daria 30 pontos para os dois. As pontuaçoes, entre outras coisas como as qualificações, foram modificadas para tornear o dominio de Schumacher e a Ferrari.

Naturalmente que, vendo Max Mosley o dominio da Renault, alterou uma regra para permitir uma maior competitividade. Tambem mal era se nao o fizesse depois de tantas mudanças...