Acabou a carreira de Michael Schumacher e acabou com uma demonstração de campeão, com uma recuperação brilhante que o levou a ficar a somente 4s do pódio, após perder praticamente uma volta devido a toque do colega de... Fernando Alonso! O que seria dito se o toque tem sido em Alonso pelos detractores de Schummy! Sosseguem agora, o homem reformou-se, vão poder ver agora F1 com 20 pilotos, mas sem idolos! O ultimo grande idolo deste fantástico desporto acaba de sair das pistas directamente para a galeria dos mitos do desporto.
Obrigado Michael Schumacher por 12 anos de génio, e já agora um obrigado especial pela última manobra genial no GP Brasil, a ultrapassagem ao teu sucessor, Kimi Raikonnen, é um hino ao automobilismo!
Como curiosidade fica o facto de apenas 3 recordes dignos de registro ficarem sem a marca Schumacher:
1. Ayrton Senna: recorde de «pole positions» consecutivas (8)
2. Nigel Mansell: recorde de «pole positions» numa época (14)
3. Ricardo Patrese: record de GP disputados (256)
Outras marcas do génio:
1. 7 vezes Campeão do Mundo 1994 (Benetton-Ford), 1995 (Benetton-Renault), 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004 (Ferrari)
2. O único a ter conseguido ganhar cinco títulos seguidos (2000-04)
3. Maior número de vitórias em Grandes Prémios: 91
4. Maior número de vitórias num mesmo GP: 8 (França)
5. Maior número de vitórias em GPs diferentes: 20
6. Maior número de vitórias consecutivas numa mesma temporada: 7 (2004)
7. Maior número de vitórias numa mesma temporada: 13 (2004)
8. Maior número de 2ºs lugares: 43
9. Maior número de pódios: 154 (1º:91; 2º:43; 3º: 20)
10. Maior número de presenças consecutivas no pódio: 19 (2001-02)
11. Maior número de presenças no pódio numa época: 17 (2002)
12. É o único piloto a ter terminado uma temporada inteira sempre no pódio (2002)
13. Maior número de pontos conquistados: 1369
14. Maior número de pontos numa mesma temporada: 148 (2004)
15. Maior número de corridas consecutivas a pontuar: 24 (2001-2003)
16. Maior número de «pole positions»: 68
17. Maior número de partidas da primeira filha da grelha de partida: 108
18. Maior nº de corridas em que partiu da «pole position», ganhou e ainda fez a melhor volta: 22
19. Maior número de vitórias tendo partido da «pole position»: 40
20. Maior número de Voltas Mais Rápidas: 76
21. Maior número de Voltas Mais Rápidas numa época: 10
22. Maior número de vitórias pela mesma equipa: 72 (pela Ferrari)
23. Maior número de voltas percorridas como líder da corrida: 4741
24. Único piloto em qualquer classe do automobilismo a ter ganho 5 vezes em Indianápolis
25. Único piloto em qualquer classe do automobilismo a ter ganho 5 vezes em Monza
26. Número de temporadas consecutivas a pontuar: 15 (1992-2006)
27. Único piloto a ter conseguido ganhar uma corrida saindo das boxes (Silverstone, 1998)
28. Juntamente com Rubens Barrichello, pela Ferrari, detém o recorde de «dobradinhas» na história da F1: 24 (2000-05)
29. Maior período de tempo a decorrer entre a primeira e a mais recente vitória (GP de da Bélgica, em 30/08/1992, e GP da China, em 01/10/06): 14 anos, 1 mês e 2 dias
30. Segundo piloto com maior numero de GPs disputados: 249 (menos 7 que o lider)
Bravo Schummy!
7 comentários:
A formula 1 terminou à mais de 10anos.
Este senhor, é um menino à beira do mestre.
o mestre, com um williams renault, para o qual, no ano anterior, e por suprema inveja a Alian Prost, disse que para essa marca até correria de borla... levou 3 derrotas, em 3 corridas, para 3 vitorias de Schumacher!
Sim, epoca 1994, ano da morte do mestre, nao esquecer os resultados! A morte nao apaga a personalidade detestável e a arrogancia, de quem considerava o 2º lugar um mau lugar! Ganhou um titulo a Prost empurrando-o para fora da pista e, repito, com o melhor carro, estava a levar uma tareia do jovem Schummy!
Safou-se a morte para o eternizar. Morte essa evitável se ele nao tivesse uma boca tao grande e nao estivesse com enorme pressao para mostrar resultados, uma vez que, à altura, levava 2 desistencias devido a erros (0 pontos) contra 2 vitorias de Schumacher (20 pontos). As pessoas falam e inventam o que quiserem... eu vi Senna a lançar-se em furia para fugir do Schumacher na prova de Imola... e vi o alemão coladinho a ele! Se a prova terminasse (e nao fiquei feliz com a morte do brasileiro, mas relembro-me que considerei naturalissima, propria de quem nao tinha respeito pelos outros pilotos, propria de quem menosprezava o 2º lugar numa corrida... propria de um louco!) com os 2 pilotos em pista... o mais certo era Schumacher festejar a vitoria novamente.
O alemão eternizou-se por quebrar todos os recordes, algo que Senna deve invejar, onde quer que esteja. E nao esquecer que Senna, tirando o inicio de carreira, guiou sempre os melhores e mais rapidos carros da competição... nao foi campeao com um Bennetton! Se a Ferrari deu 5 titulos ao alemão... há 20 que a scuderia nada ganhava! Foi coincidência? Pois sim...
PS:
Mas gostos sao gostos. Na altura ninguem era anti senna, guardavam-se as energias para apoiar mestres como Prost ou para carismáticos como Mansell. Hoje em dia ninguem é Alonso, por amor de Deus. Que vazio aí vem, apoiar um espanholo ou o bebado do Raikkonen, maior destruidor de motores da historia da F1...
Eu nao sou apaixonado pela F1 mas basta ver contra quem correu o mestre e contra quem correu este pseudo corredor encarnado.
Proponho a criação de outro blog para se discutir outros desportos que nao o futebol pois na minha opiniao este post veio acalmar os animos do classico.
E eu nao quero acalmar os animos porque as verdades sobre Veira e Veiga começam a vir ao de cima.
Abraço a todos
PS:
A formula 1 terminou à mais de 10anos.
Este senhor, é um menino à beira do mestre.
mudando de assunto e expressamente para o autor, vou passar a apontar aqui o numero de vezes que anderson é capa do pasquim
Começando ontem, temos:
24/10/06: capa total
25/10/2006: capa
Já estou a passar por cima de dezenas de capas, mas mesmo assim acredito que vou provar a minha teoria. Até porque, oh meu Deus, faltam 2 meses para começar o fim do mundo, o anderson vai-se ausentar para a selecção olimpica brasileira! Só aqui vamos ter 6 ou 7 capas, sem margem para engano.
Para já, em 2 dias de contagem oficial, 2 capas!
mitico, respeito a tua preferencia, apenas dei a conhecer a minha pouca vontade para elogiar o brasileiro. Mas numa coisa tens razao, correr contra alain prost, nigel mansell, nelson piquet e até num curto periodo de tempo, nikki lauda, é muito mais motivante que correr contra sapateiros como jacques villeneuve, montoya e outros. Apenas Hakkinen merece destaque, Alonso é burro que apareceu à hora certa na equipa certa. Agora na McLaren perderá as manias...
Pirata,
Na formula 1, tal como no futebol quem faz os vencedores são as equipas, e quem faz as equipas são os dirigentes.
Schumacher teve a sorte de entrar para a equipa com o maior orçamento da Formula 1, e nem assim conseguiu bater nestes ultimos dois anos Alonso que com o 3º maior orçamento conseguiu ser campeão do mundo!
Como poderá alguem assim ser considerado uma lenda??
Schumacher de facto retira-se prematuramente pois corria o risco de toda a gente perceber que a "lenda" não passa de um "mito", pois está e foi ultapassado por uma equipa com mais baixo orçamento e com um corredor mediano.
Schumacher sempre beneficiou por ter o mais alto orçamento da formula 1. Qualquer piloto naquela posição ganharia o mesmo ou até mais que Schumacher.
Esta situação faz lembrar a época futebolistica em pleno estado novo, onde se dava todo o facilitismo e todo o beneficio a uma ou duas equipas, deixando o resto para 3º plano.
A partir do momento que começou a democracia começou a verdade desportiva, e assim fio na Formula 1...mal as regras mudaram permitindo uma aproximação entre motores e pneus....a RENAULT PASSA A DOMINAR!
O DESPORTO É SIMPLES!
OBRIGADO ALONSO, OBRIGADO RENAULT!
picareto, tens fraca memória!
Schumacher foi bi campeao mundial num carro que nunca tinha ganho nada e que nunca mais ganhou nada! Benetton Renault! A Williams era a grande dominadora, tal como previamente tinha sido a McLaren Honda. A Williams até se dava ao luxo de dispensar os pilotos campeoes, uma enorme arrogancia de Frank Williams, que despachou sucessivamente Manssell e Prost, entrando por ultimo Senna, que teve o acidente mortal. Mas a saga manteve-se mais tarde com Damon Hill. Eram de longe os carros mais competitivos.
E para provar o que digo, nada como ver o que sucedeu em 1996. Com a ida de Schumacher para a Ferrari, a Benetton cai a pique e a Ferrari, que anda a penar desde 1981 (desde 1979 no que a titulos de pilotos diz respeito) nao consegue chegar ao titulo, muito embora Michael Schumacher tenha trazido uma nova abordagem á equipa, sobretudo porque para além de excelente piloto, tambem tinha bons conhecimentos de mecânica. Nao só pilotava como ajudava os eng e mecanicos no melhoramento do carro!
Ora se em 1996, fruto das circunstancias, a Williams ainda brilha, a seguir regressa o poderio da McLaren, neste caso ja em parceria com a Mercedes. Villeneuve ainda ganha um dos titulos mais mal entregues da historia da F1, mas os progressos da Ferrari eram ja evidentes. Se antes com Jean Alesi e Patrick Berger, a equipa se contentava em ir ao podio, com Schumacher a equipa ja alcança vitorias!
Sendo assim picareto, onde estao os melhores carros para Schummy? Conseguiu ser bi campeao sem o melhor carro e, se a ferrari veio a dominar a partir de 1999 (onde Schumacher só nao vence, porque partiu uma perna em Silverstone, caso contrario nunca Hakkinen teria sido bi campeao...), o merito é da equipa, de Ross Brown e Jean Todt, mas muito especialmente de Michael Schumacher, o piloto que trouxe das trevas de 20 anos a scuderia Ferrari. Sim, sem Schumacher a Ferrari, mais cedo ou mais tarde teria ganho algo, mas se Schumacher tem mudado para a Williams em 96 e McLaren em 1998, teria ganho ou titulos 1996, 1997, 1998, 1999... em vez de andar a aperfeiçoar o carro que lhe valeria o pentacampeonato de 2000 a 2004. Por acaso o esforço e dedicação valeram a pena... mas a muito custo e com grande percentagem de merito de Schummy! E isso nao se pode apagar, so pra dar merito ao espanholo e à Renault!
E, picareto, nao me obrigues a falar das regras! Nunca na historia da F1 se mudaram tantas vezes as regras como tem acontecido desde 2003! Tudo para acabar com a hegemonia Schumacher/Ferrari! Se acompanhas a F1 sabes bem do que falo, de qualificações, a reabastecimentos, a pneus, a motores, tudo! Tudo foi feito para que houvesse mais competitividade, mas tentando diminuir tudo de bom que foi feito na Ferrari. Onde quer que eles fossem claramente superiores, arranjaram-se estratagemas para os penalizar! A historia nao permitirá que se tirem conclusoes precipitadas sob o dominio de Michael Schumacher e da Ferrari, obtido com merito e talento superior.
Enviar um comentário