Não podia deixar passar as medalhas, conquistadas de forma absolutamente fabulosa, por parte de Francis Obikwelu nos Europeus de Atletismo, disputados em Gotemburgo. Vencer a prova do hectómetro com um tempo de 9,99s (recorde dos CE) e os 200 metros com um tempo de 20,01s (novo recorde de Portugal), com um avanço soberbo sobre toda a concorrência, é memorável! E, tendo em conta que as provas decorreram sobre tempo chuvoso (não chovia na altura da prova mas as provas foram disputadas em dias chuvosos), tempo que Francis Obikwelu não se sente confortável para correr e, mais importante, a falta de concorrência que levasse ao extremo das suas forças, não restam muitas dúvidas que Obikwelu poderia ter feito tempos ainda mais memoráveis.
Mas, e tendo em conta o mundo do doping que gravita em torno dos atletas de velocidade (e não só...), não tenho dúvidas que Obikwelu é o melhor atleta do Mundo da actualidade, à frente do drogado Justin Gatlin e do Asafa Powell, atleta que me suscita também muitas duvidas quanto à legalidade dos seus tempos.
Parabens Obikwelu, és um grande campeão e és um orgulho para Portugal! Na prova raínha do atletismo temos um rei e devemo-lo a ti. Quanto aos teus treinadores espanhois deixo-te um conselho: manda-os bugiar! Não se vê nenhuma melhoria no teu arranque! É o teu calcanhar de Aquiles e é impressionante como em 3 anos de treino não tenham conseguido melhorias evidentes! Não te aconselho a treinar nos EUA porque lá o treino envolve sempre seringas e comprimidos, mas larga lá os sanguessugas dos espanhois que, traiçoeiros como sempre, ainda te naturalizam espanhol!
PS:
Se o feito pareceu fácil convém recordar que nenhum europeu o repetia desde 1978! Venceu as duas provas de velocidade, correndo 7 corridas em 2 dias! Na Europa não existe ninguém capaz de lutar com o velocista português. Obviamente já não existiam dúvidas sobre o valor de Obikwelu, mas esta demonstração de poder vem sublinhar a capacidade de um atleta notável, cuja história de vida é uma lição.
1 comentário:
Eu admiro o Obikwelu. Fazer o que ele fez é formidavel. não é pra qualquer um. é um homem com pujança.
Ve-se ... uma pessoa vai na rua e nota logo, dizendo "este gajo é Português".É um tipico Português.
Portanto nota-se logo esta magoa que eu tenho. Não é pelo facto de ele ser Nigeriano naturalizado Português, até podia ter nascido na China.
Não tenho nada contra o facto de haver pessoas no mundo do desporto a querem ter outra nacionalidade.
O que me chateia é o facto de um país como o nosso que já produziu grandes nomes do atletismo mundial se ter confinado a produzir futebolistas.
já era tempo de divulgar mais e\ou desviar mais fundos para o atletismo. è apenas nisto que eu admiro os americanos, pelo facto de não estruturas escolares o desporto ser uma componente com uma importancia extraordinária. è pena que ele no seu auge procurem mesmo a ajuda na ponta da agulha, mas pelo menos produziram atletas. Mas não é por aí que se ganha e é isso que torna o Obikwelu melhor.
Enviar um comentário