Redes Social

sábado, 28 de fevereiro de 2009

De Pistola no Balneário

Após mais um jantar do Tribunal do Futebol nas vésperas de um FC Porto – Sporting, não podia deixar de vir ao nosso blog dedicar um post ao novo administrador PPA.

Venho então contar a história que tantas vezes querem branquear e que tantas vezes é ignorada pela comunicação social portuguesa, aquela história que os sportinguistas não querem que se conte...

A história que vos vou contar passou nos “históricos” salazaristas anos 50 e 60.

 11 de Novembro de 1956, no Campo da Tapadinha, num Atlético – Sporting.

Ao intervalo o jogo estava empatado 1-1 e, pelos vistos, o presidente do Sporting – Carlos Góis Mota – não estava a gostar da arbitragem de Braga Barros, árbitro de Leiria. Vai daí, não esteve com meias medidas, invadiu a cabine do árbitro e, segundo foi referido na altura, de pistola em punho “aconselhou-o a tomar mais atenção na 2ª parte pois poderia prejudicar-se”.

Não, não é verdade que Góis Mota fosse da PIDE. Era “apenas” presidente da Legião Portuguesa, uma milícia criada em 1936, que estava sob a alçada dos Ministérios do Interior e da Guerra, e que nas décadas de 50 e 60 se caracterizou pela perseguição e repressão às forças oposicionistas ao regime, para a qual contribuiu o seu Serviço de Informações e a sua vasta rede de informadores.

Nota: O Dr. Carlos Cecilio Nunes Góis Mota tomou posse como presidente do Sporting em 28 de Janeiro de 1953 exercendo o cargo até 31 de Janeiro 1957. Participou por mais nove vezes na Direcção do Clube, duas como vogal e sete consecutivas como vice-presidente, desde 19 de Janeiro de 1946 a 30 de Janeiro de 1952.

Que este facto não sirva para manchar a história "imaculada" do Sporting. Toda a gente sabe que o Sporting sempre foi um clube de gente seríssima, acima de qualquer suspeita e que nunca, mas nunca, se envolveu em manobras nos bastidores do futebol...

De certeza que este caso é uma excepção... quer dizer, também houve os casos do Mário Luís (“o chinês”), do auto-golo de Manaca (previamente anunciado), da “fruta” para o árbitro inglês Howard King, das máquinas fotográficas para o árbitro Donato Ramos, o caso das lagostas, etc., mas não se preocupem caros leitores de blog, estes casos serão todos denunciados aqui no Tribunal brevemente. Aqui faz-se a justiça do Futebol!

Fica a deixa, e espero que os dirigentes do Sporting deixem as armas em casa e que voltem às lagostas, sempre é mais agradável. São formas diferentes de ver o futebol, antigamente era à lei da força, agora há que ter classe.

24 comentários:

Mitico disse...

SEMPRE ESTIVE ESCLARECIDO!!!!!!!

Peyroteo disse...

Devias ler os comentários aqui do blog.

Já cá deixei o meu testemunho sobre esta história levantada por esse jornaleiro "isento" de nome Alfredo Farinha... que mandou a posta a dizer que o Sporting ganhou um campeonato porque o Presidente foi ao Balneário de Pistola.
Não sei se foi mesmo...
mas o que é um facto é que o Sporting ficou em 4º lugar nessa época; não foi campeão.

Depois esse jogo foi um roubo, esse árbitro roubou muito o Sporting... o campeão foi o Benfica com um ponto de vantagem sobre o FCP.

OAutor disse...

Quem bonita história para ler ao sábado a tarde!!!

Estou esclarecido!

Peyroteo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Peyroteo disse...

Ai o Ferro!

El Pirata disse...

ai o ferro e o calcanhar do derlei, o homem é um sacrificado carago!

Realmente se em vez do ferro fosse baliza nao seria como teria acabado, mas isso é azar! Agora o vermelho pro Lucho nao é azar, é sistema. Ou melhor, é sistemático...

Peyroteo disse...

Enfim... e para além desse vermelho, muitos amarelos por mostrar aos Andrades:
8' Hulk
10' Cebola
24' Cebola
61' Pedro Emanuel
65' Meireles

Mitico disse...

MAIS UM ASSALTO AH MAO ARMADA!

ppa e pirata voces podem dizer tudo! Eu vi!!!!! Foi ah minha frente... foi a 20metros... de mim! O Joao do Libano Ferreira nao quis apitar e o Rodriguez caiu...

E nao foi propositado...

E sobre este jogo mais nao digo!

Peyroteo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Peyroteo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Peyroteo disse...

Mitico disse...
MAIS UM ASSALTO AH MAO ARMADA!

ppa e pirata voces podem dizer tudo! Eu vi!!!!! Foi ah minha frente... foi a 20metros... de mim! O Joao do Libano Ferreira nao quis apitar e o Rodriguez caiu...

E nao foi propositado...

E sobre este jogo mais nao digo!

Peyroteo disse...

Mitico disse...
Inacreditavel!!!!!!!!!!!

O Ferreira lampiao a ajudar o seu clube e ajudar os seus vizinhos...

Afinal de contas é tudo o mesmo!

Peyroteo disse...

Mítico?

Já te esquecestes que este árbitro vos deu um campeonato e o roubou ao grande Sporting com aquela mão do Ronny do Paços de Ferreira em Alvalade?

Peyroteo disse...

A patada do Lucho foi à tua frente?
Não a viste?
Será que sai Sumarissímo e o FCP vai ao Leixões sem o Lucho e o Cebola?
Mesmo com o GR Beto comprado?

Peyroteo disse...

Por falar em Manaca...
Porque não dizes que o FCP quis subornar o Manaca com 100 contos.
(Para situar a malta, 200 contos em 1979/80 dava para comprar novo um FIAT 127 ou Renault 5)

El Pirata disse...

ja pra nao falar na quantidade de fruta que se comprava

eheheh

cesarlopes21 disse...

É incrivel a quantidade dos comentários com desculpas infindáveis dos lagartos a desculpa a roubalheira do sportíngue na ditadura salazarista. E pior é que os vossos comentários são aos montes e sempre seguidos. Mas prontos...
O que eu vejo é que vocês são uns trepos que quando vêm um jogo do sportingue só pensam na vezes em que o vosso clubezinho é prejudicado. Se calhar os jogadores também vão prós jogos a pensar nisso, e por isso que enfardam com 5 sem beber água. Quanto ao cristian se vocês tivessem visto o jogo, ele levou um amarelo no lance da cacetada, merecida. ou seja, não joga contra o leixões. Quanto ao Lucho, se tivesse no lugar dele, depois de tanta cacetada das vossas lagartixas, teria também obrigatoriamente de me vingar. Vá, foi nesse piscineiro do Derlei. É benfeito. Num entendo que tipo de treinos existe no "Alcochetejamais Swimming Academy" (ASA), mas os ex-portistas que o sportíngue acolheu atiram-se todos prá piscina e fazem um alarido que até mete nojo.MAs enfim... vamos indo e vamos vendo...

Peyroteo disse...

César Lopes:
Tira os óculos azuis!

Cá entre nós, vou contar-te um segredo, os ex-portistas que tua achas que se mandam para a piscina e que protestam muito, têm a escola do teu FCP.
Se tirares os óculos azuis vais-te lembrar que no FCP se atiravam muito mais e protestavam muito mais.

Peyroteo disse...

O que entendes por Ditadura Salazarista?

Por 2 ocasiões o campeonato ter sido alargado para o FCP poder jogar na 1ª divisão?

Peyroteo disse...

Com esta frase do César, acho que nem vale a pena dizer mais nada:

"Quanto ao Lucho, se tivesse no lugar dele, depois de tanta cacetada das vossas lagartixas, teria também obrigatoriamente de me vingar."

P.S. Pirata, acenta esta frase para os prémios deste ano.

Peyroteo disse...

Já agora acenta esta também:

"os ex-portistas que o sportíngue acolheu atiram-se todos prá piscina e fazem um alarido que até mete nojo"

cesarlopes21 disse...

Desde que o PPA se tornou membro do tribunal isto mais parece um jardim de florzinhas e lagartixas... mas vamos lá discutir com o lagarto...
Olha lembraste do postiga num jogo de uma eliminatória da Taça UEFA, que ganhamos, e que foi contra uma equipa de leste, e que empatamos 2-2. O postiga nesse jogo atirava-se vezes sem conta para a piscina. Até concordo ctg, eles atiravam-se, mas no próximo jogo nem no banco sentavam o cú. E o postiga a partir daí nunca mais jogou em condições pelo FCP. Porque não o deixavam ir para a piscina. Mas vá lá encontrou a piscina de banheira de alvalade.

Peyroteo disse...

Vamos com calma César!
Eu não sou lagarto... sou LEÃO.

Postiga na piscina?
LOL
Por isso temos 2 penalties e vocês 7 ("metade" falsos como judas).

Depois falar de mergulhos quando o Lisandro faz aquele contra o Benfica, que "só deve" garantir o campeonato, até dá vontade de rir!

Isso das Banheirazzz era conversa do "Jaquim de Cavez" da Liga dos ùltimos.

MG disse...

José Magalhães Godinho coloca os "pontos nos is" relativamente a uma figura execrável do Estado Novo: Góis Mota, bufo fascista que também foi um dos mais destacados dirigentes do Sporting chegando a ser presidente.

(Excerto episódio 3 "A PIDE antes da PIDE" RTP2 2016).
https://www.facebook.com/mastergrooveblog/videos/1100767166648414/