Redes Social

terça-feira, 16 de setembro de 2008

O regresso da Europa

Custou mas chegou! Após 20 dias de férias está de regresso o futebol a Portugal! Pelo menos para os adeptos de equipas com participação europeia. O que, em Portugal, representam 98% dos adeptos. O que não deixa de ser uma tristeza, afinal passei um fim de semana adoentado, passado a ver futebol internacional, constatando novamente que, além fronteiras, existe força adepta para além dos grandes clubes. Foi magnífico assistir a um estádio cheio de adeptos do City de Manchester frente ao Chelsea, de adeptos do Genova a celebrarem a sua soberba vitória frente ao AC Milan, bem como um não menos espectacular estádio vibrante de adeptos do renascido Colónia frente aos bávaros de Munique. Tirando Guimarães, onde poderemos ver um estádio onde os adeptos dos 3 grandes nacionais não se encontrem em maioria, por vezes esmagadora? Enfim, é a única coisa realmente boa de Guimarães, que se deveria estender, pelo menos, a mais 4 ou 5 clubes.

Adiante, hoje o Sporting vai a Barcelona dar o pontapé de saída da participação nacional nas provas uefeiras. Estou ansioso para ver o que a equipa leonina consegue desta participação na Champions, a primeira em que possui reais pretensões em passar a fase de grupos. Este jogo em Barcelona é provavelmente o único em que os leões podem vacilar, sem perda de ambições, mas o momento de forma catalão obriga os leões a serem ambiciosos, embora cautelosos.

O FC Porto recebe amanhã os turcos do Fenerbahçe, orientados pelo reformado Aragoñes, um tipo (mais do que) habituado a derrotas, muito embora se passeie com a aura de campeão europeu. Mas, ou muito me engano, ou dentro de 48 horas muito turco vai começar a praguejar. O péssimo início de campeonato, a juntar a lesões e a um primeiro jogo frente ao FC Porto, equipa muito experiente na Champions, fará os turcos arrependerem-se de ter corrido com o Zico.

Quanto à Champions estamos conversados. Vamos agora à arraia míuda. Na Taça Uefa, sonhando com a fase de grupos, temos 5 candidatos. Levando em consideração os seus adversários, quer-me parecer que Marítimo e Guimarães deveriam acenar desde já a bandeira branca, poupando-se a humilhações. Não vislumbrando humilhação, mas igualmente eliminação, prevejo um Napoles na fase de grupos da Uefa. Resumindo e concluindo: se alguém decidir apostar algum numa equipa portuguesa para ultrapassar esta eliminatória mais vale gastá-lo com a equipa bracarense ou, em alternativa, no Setubal. Muito embora, pessimismo à parte, creio que todas serão eliminadas. Mas é apenas palpite, dentro de 15 dias teremos oportunidade para verificar as minhas capacidades de Nostradamus.


Continuando no assunto “competições europeias”, atente-se no quadro abaixo, referente ao ranking e respectivo coeficiente das equipas portuguesas na tabela das provas europeias.



Este quadro foi obtido através do somatório dos resultados obtidos nas 5 epocas anteriores, entre 2003/04 a 2007/08, com os resultados apresentados em seguida:



Serve este comentário para se acabar com o mito do dragão. E que diz esse mito? Que o FCP anda a trabalhar para manter restantes equipas portuguesas na uefa! E para manter vagas na champions! Em primeiro, ninguém é parvo, tirando o presidente do clube. Ou melhor, o presidente gosta é de fazer de parvos os adeptos do FCP. Mas esse é um problema deles, cada um engole o que bem entende. È facilmente perceptível para todos que as vitórias que o clube azul conquistou nos últimos cinco anos foram em proveito próprio, não para puxar carroça! E, ninguém tenha dúvidas, se pudessem evitar que os seus pontos contassem para o ranking português, te-lo-iam feito! Mas, embora o mito se tente eternizar, vejamos o que nos diz a verdade dos factos:


Nem mais meus caros, pelo menos durante 2 a 3 anos não ouviremos falar do mito do dragão, o que será uma sinfonia para os meus moídos e doridos ouvidos! E esta hein?...

9 comentários:

Anónimo disse...

3-1

Mitico disse...

Picareto

Depois o mitico é que é doente!

TASSSSSSS-SE BEM :)

Picareto disse...

Caro Pirata,

Estes teus numeros facciosos so me deixam responder-te da seguinte forma:

ESTÁS PARVO??!??

Obviamente que se o FCP andasse pela Taça UEFA a jogar contra Basileias e clubes suecos teria o dominio nesta tabela...


Deixo é uma reflexão...

Se o FCP consegue aproximadamente os mesmos pontos competindo na Champions do que benfica e sporting na UEFA...

O FCP participa regularmente na primeira divisão do futebol europeu ao contrário das "vitórias" suadas dos rivais lisboetas que "suam as escopinhas" para conseguir os mesmos pontos que os dragões mas defrontando os fortes vice-campeões suecos e dinamarqueses!!!

Anónimo disse...

3-1

El Pirata disse...

ora bem, sou só eu ou alguem consegue ler os numeros? É que eu, tal qual a defesa e meio campo leonino ontem em barcelona, por muito que me esforce, nao consigo fazer saltar as imagens para as ver de forma alargada. Enfim, confirmem porque deu-me um trabalhao no fim de semana andar á procura destes FACTOS e nao quero que fique no ar alguma suspeiçao, assim do genero das que ficam no ar quando o porto ganha... eheheh...

El Pirata disse...

picareto, é obvio que os pontos nao sao só os da champions, mas isso sempre assim foi e eu, como todos os restantes nao portistas, ouvimos essas tretas do fcp puxar a carroça nacional há muito, muito tempo!

Seja como fôr, se o teu presidente nao fosse tao corrupto voces participariam muitas mais vezes na taça uefa e depois conversaríamos sobre essas tangas dos portistas, dá a ideia que la porque venceram a taça frente a 10 escoceses, mortos de calor pelos 120 minutos a 40º centigrados, e mesmo assim so batidos em contra ataque... venceriam a taça uefa ha 6 anos consecutivos!!

El Pirata disse...

Quanto ao jogo leonino em barcelona, desilusao somente pelo facto de paulo bento nao ter mentalizado os seus jogadores para actuarem como o tinham feito em madrid, 3 semanas antes. Em primeiro lugar porque prefiro perder por 5-3 que 3-1 ou 2-0. Ha quem chame goleada a 5-3 mas nao vejo as coisas dessa forma.

Depois porque, se o barcelona tivesse a eficacia madrilena, entao tinha sido 5-1! Ou seja, defensivamente o Sporting esteve mal nos 2 jogos, mas em barcelona teve os seus mecanismos ofensivos totalmente tolhidos pelo medo e receio do treinador.


No entanto, apos o golo de tonel, que na verdade seria o 1-1 nao fosse mais um penalti escandaloso ter sido marcado contra o sporting (vamos em 4 em 5 jogos, o recorde do guiness nao para de aumentar!!!) paulo bento cometeu um erro crasso ao retirar um caneira voluntarioso em vez de tirar um horrivel, mediocre e detestavel ABEL, o secretario (sem sorte) deste Sporting.

Foi uma pessima alteraçao, se nao mexesse na equipa, sobretudo ao retirar o veloso do meio campo onde estava a ser fundamental, nao sei como teriam acabado as coisas.


Seja como for, a vitoria do barcelona é justa, o Sporting (penso eu) aprendeu uma liçao e nao perdeu nada, nem sequer o brio, uma vez que os restantes 15 pontos, esses sim, serão determinantes.


PS:

Um tal de Sr. Monaco, do Catania, disse que o Mourinho deveria ser tratado à bastonada nos dentes. Aquele fdp do Tadeia e seus comentarios de merda, deveriam ter um tratamento semelhante. Apos o golo do tonel ate queria um amarelo pro derlei... por ter 6 faltas!!!!!!! Fosga-se, isso queria eu, nem a equipa TODA do Sporting tinha 6 faltas na altura! Grande cabrao, preferia ver o manuel serrao ou a leonor putao a comentar o jogo... mal por mal ja sabia que nao se iam armar em doutores especialistas e isentos... a vozinha daquele merdas apos o golo do Sporting, só mesmo à bastonada nos dentes!

El Pirata disse...

Ja agora, fica igualmente para reflexao. Vejemos hoje a forma do fcp, estas quase 3 semanas sem jogos (e no caso do Sporting foram mesmo, aquele nabo do queiroz levou o moutinho e djalo em passeio turistico...) podem ter provocado excessivo relaxamento, ate porque o futebol só tinha começado... ha 15 dias!!!


nao é desculpa, mas aguardemos por logo, e por amanhã. Ja sabíamos que os dirigentes que organizam as provas sao idiotas, mas tenho impressao que desta vez se superaram!

Peyroteo disse...

O meu repúdio pelos “comentários” da dupla Loura / Tadeia aos microfones da RTP.
Serão Portugueses?
Será que o Artur Agostinho aos 88 anos não prestaria um muito melhor serviço?
O Rui Tovar ou o Fernando Correia não poderiam fazer os jogos do Sporting na Europa?
E pensar que havia tempos em que eu criticava o Gabriel Alves!

“Parabéns” ainda ao pasquim “Record”, que no dia em que uma equipa Portuguesa defende as cores Nacionais na Europa, em vez de a apoiar, prefere destabiliza-la com Capas e Notícias de 7 páginas sobre Vuk.

Felizmente, nunca na minha vida dei 1 tostão por um jornal desportivo!