Redes Social

quarta-feira, 8 de novembro de 2006

A MELHOR TÁTICA

Lancei o desafio e coloco agora o post para a discussão. Mas afinal, qual é a melhor tática. E quem tem de se adaptar, os jogadores ou os treinadores.

Tirando as situações raras em que se trabalha ao nível da formação os jogadores para um determinado sistema tático (ex: Ajax) aquelas em que um treinador está à tantos anos num clube que é ele que organiza tudo a nível de formação e compras (ex: Manchester), a maior parte dos clubes está condicionada a ter um treinador durante um par de anos e a ver-se obrigado a mudar de tática e de jogadores frequentemente.

Mesmo assim, na minha opinião, a politica de contratações de um clube deveria ser pensada para o clube e tendo em vista um sistema tático escolhido por um conjunto de técnicos que lá trabalham. Assim, os jogadores, no meu ponto de vista, deveriam ser pensados para determinado esquema tático e não o contrário, isto é, adaptar os esquemas aos jogadores. Isto para mim insere-se numa lógica de valorização de activos e pelo facto dos treinadores hoje estarem no clube e amanha não (relembrar Adrianse e as susas dispensas, por exemplo).

Dito isto, para mim o melhor esquema tático é o seguinte:


Um 1-4-3-3 alterado e com os jogadores o mais subido possível para exercer pressão sempre no meio campo adversário.

Comecemos então pela defesa. São necessários laterais rápidos, com uma estatura mínima de 1,75. Os centrais, no minimo dos minimos 1,85 e o médio defensivo pelo menos 1,80.

Daqui para a frente, não faço questão de que os jogadores tenham determinada altura, mas escolhia sempre um avançado com 1,80 e os extremos com capacidade de choque.

Sendo este um dos esquemas táticos mais utilizados no futebol, o que é que eu faria de diferente? Dinâmica, como diz Mourinho, tudo se resume a dinâmica depois de termos os jogadores que queremos.

Mas será assim tão importante ter jogadores com a estatura que eu peço? Para mim, obviamente que sim, pois os defesas têm de poder dar segurança contra qualquer equipa e para isso têm de ter todos uma altura razoável para os lances de bola parada. Fique desde já esclarecido que comigo o Roberto Carlos nunca jogaria se tivesse um jogador mais alto e rápido para o seu lugar.

Uma posição fundamental é a do médio defensivo, não poderia ser um jogador qualquer pois para além de forte fisicamente, teria de saber jogar e bem com os pés. Muitos desses jogadores novos que ai andam não poderiam jogar comigo por falta de poder de choque.

É evidente que todos os jogadores teriam de dominar os principios básicos do jogo (passe recepção, controlo de bola) e por exemplo, jogadores para encostar a bola para a baliza (como o Adriano do FCP) não tinham lugar mo meu plantel.

Assim, para resumir, jogadores com arcaboiço para a defesa, rápidos nas laterais. Um médio defensivo com cabeça tronco e membros e depois de uma base sólida como esta, seria mais fácil construir a equipa para a frente.

A variação que poderia existir no jogo neste esquema tático seria o facto de um dos extremos poder passar a actuar nas costas do ponta de lança. Passaria assim para um 1-4-1-3-2 em que o extremo que sobra teria liberdade para actuar num lado ou noutro.

Não sou nenhum Mourinho, mas penso que com estes requisitos conseguia ganhar um jogo ou outro.

Saudações

21 comentários:

Picareto disse...

A melhor tactica para mim é uma qualquer desde que se faça uma susbtituição ao acabar o jogo e se coloque a jogar o Bruno Moraes.

Picareto disse...

PS: Eu apoio o clube da minha terra.

Mitico disse...

Eu tenho a minha opiniao sobre este post mas ainda nao a vou escrever já... fica para amanha... mas gostaria de sublinhar que:

Curto largo a tactica do Picareto!!!

A tactica 3-2!!!

Anónimo disse...

Amanha vou contar a estória da minha forma de ver a bola...por enquanto e devido a hora a que estou a escrever este comentário, vou apenas concordar com o Ivo quanto a forma que esse venerado da comunicação social mundial, joga o meu desporto preferido, O Futebol!!!
Roberto Carlos idolo de muita gente, é apenas um defesa esquerdo normal q tem um pontapé canhão, quanto ao futebol como jogo em si, não passa de um defesa esquerdo normal, o areias tacticamente não é inferior, é pena nao correr tanto e não ter um pontapé tão bom!!!!
O Carlos Srecretário se tivesse um pontapé tão forte ninguem nesta altura conhecia o Michel Salgado ou até o cicinho (se calhar até tinha vindo para o FCP)mas neste momento vou introspectar no meu sistema de jogo como treinador!!!
Até amanha.....

Mitico disse...

O futebol para mim é mais que uma simples tactica!
Para mim as equipas nao entravam juntas em campo, etc etc.
Mas como nao estou aqui para falar da minha maneira do futebol... aqui fica a melhor tactica:

4-4-2 Defensivo
4-2-4 Ofensivo ( aqui gostaria de fazer uma homenagem a um grande senhor do futebol regional e mais que um socio do clube da nossa terra. Para mim e para o autor: O ZE MANEL! Para voces SENHOR (com letra muito grande) ZE MANEL!!!!! Acompanhava sempre a equipa a todo o lado, chegando até a deslocar-se para os jogos junto dos cestos da roupa dos jogadores. Ficou conhecido por todos como o homem do 4-2-4! Onde quer que ele esteja... ficará na historia do futebol regional!

Bom quanto ao meu 4-4-2, como adoro o futebol italiano, revejo-me neste sistema gostando também do 4-3-3. Isto depende de cada treinador e das caracteristicas de cada um. Todos se tem que empenhar em se ajudar uns aos outros. No FC PORTO Campeao Europeu, Mourinho adaptou-se ao clube e teve o seu sucesso. Os jogadores adaptaram-se a Mourinho e foram Campeões.

No equilibrio e no saber estar no futebol reside o segredo do sucesso.

AH!!! Ja me esquecia... Mourinho é quem é graças a um nome: JORGE NUNO PINTO DA COSTA!

Abraço a todos

PS: Eu nao vos deixo falar mal do Roberto Carlos.

RC vulgar?

Mas voces estao loucos?

Rapidez, inteligencia, poder de colocação, agilidade, velocidade, um patardo como poucos têm... mas voces fumaram alguma coisa diferente?

El Pirata disse...

Meus caros amigos, sendo adepto da serie Championship Manager desde 97 (se nao me engano a primeira versao da mesma) tenho que ter um gostinho especial por tacticas de futebol.

A questao que o Ivo colocou é tremendamente dificil de responder, é até algo parecida com aquela duvida existencial: quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha :)


Brincadeira à parte, nao se pode facilmente afirmar, muito menos com total convicção, que o sistema é preponderante aos jogadores ou que sao os jogadores que fazem o sistema tactico de jogo.


E ha muitos exemplos disso mesmo. Vejamos o Porto de Adriaanse. Se a tactica preferida do holandes era o 3-4-3 ou o 3-3-4, era obvio que prescindiria de um leque alargado de defesas no plantel (para quê os habituais 8, se 5 ou 6 chegavam e bem, terá pensado ele) e que a escolha de extremos era essencial. Já um numero 10, daqueles que seguram o jogo e dao uma voltinha sob si proprios, era descartável. Assim se entende porque Leo Lima e Diego se tornaram excedentários. A tactica, e nao a casmurrice, nao o permitiria! Adriaanse é um exemplo de alguem que acredita que a tactica é que define o plantel, o tipo de jogadores necessário.


Depois temos outro caso, em que Jesualdo Ferreira é exemplo. Estou a referir-me ao caso em que um treinador herda um plantel pre definido para um sistema tactico, que nao o seu, e vê que a escolha de jogadores no plantel para determinadas posições... se encontra reduzido, enquanto noutras se encontra excedentário! O que fazer? Manter o sistema do seu antecessor ou ser casmurro (ou ter forte personalidade, depende dos olhos de quem analisa a pessoa...) e mudar o que está feito? Jesualdo mudou e vê agora que o plantel para determinadas posiçoes (DE, por ex) nao tem muitas soluções. Jesualdo é adepto de um sistema tactico mas nao é fundamentalista, ao contrario de Adriaanse.


Mas ha mais exemplos...

Ramos disse...

Algum tempo que não aparecia no blog um post brilhante. Um post que foge à rotina do dia a dia do blog.
Portanto meu caro Ivo muitos parabens.

Acerca da melhor táctico, estou completamente de acordo com o Ivo, as equipas formam-se apartir da defesa. E gostaria de acrestar com ao post do Ivo, que numa equipa é necessário haver sempre um lider, um capitão para controlar as tropas.

P.S. Ó benfas vê lá se começas a comentar o futebol e te deixas de piadinhas estúpidas.................................

El Pirata disse...

Peguemos no caso Fernando Santos. No Sporting (onde lhe prometeram que Quaresma dificilmente sairia e Cristiano Ronaldo nao sairia... e sairam ambos, a curto espaço de começar a epoca!) o engenheiro teve de ser fiel ao seu sistema tactico predilecto (4-4-2 em losango), muito embora essa preferencia fosse em funçao do facto de nao ter extremos uteis para jogar em 4-3-3 ou 4-4-2 com extremos. Fernando Santos adaptou o sistema aos jogadores nessa altura, como tentou fazer no Benfica, em Agosto, prescindindo do sistema em losango para adaptar-se ao Simao


Entretanto mudou, jogando agora em losango e obrigando Simao jogar mais a meio. Ou seja, F.Santos tanto adopta o sistema aos jogadores, como faz o inverso, conforme o que a situação o exige.

E, apesar de confessar que nao aprecio o seu jeito, sobretudo a lero jogo no banco, concordo com esta atitude. O ideal é combinar, da melhor maneira, sistema tactico e jogadores disponiveis. E nao ter apenas uma tactica pre definida. O que Mourinho faz, quando está a perder ou empatado em casa, e prescinde de um lateral defensivo, é uma boa jogada. E, apesar de parecer facil ao advrsario aproveitar essa deficiencia na defesa adversaria... raramente o conseguem porque a equipa compensa, para alem de pressionar imenso!

El Pirata disse...

oh benfas, é melhor obedeceres... o cubano é pacifista mas com aquele tamanho todo, se a chaleira começa a ferver... sai debaixo :)


É por isso que só desacordo com ele até a um certo limite... a partir daí é sim senhor ramos :D

El Pirata disse...

Quanto ao sistema tactico ser feito da defesa... bem, normalmente começa-se por aí... é o 4-3-3 (defesa, meio campo, ataque) :)


Cada um com a sua preferencia, o meu preferido é o 3-5-2 da laranja mecanica da decada de 70, parecido com o que o brasil usa por vezes.


3 defesas, em que um deles é libero e coordena os outros 2, que têm de ser complementares, um mais forte na marcação e outro preferencialmente rapido!

No meio campo apenas um trinco, mas dos modernos, nao daqueles que so sabem distribuir fruta e pontapé para a frente. Alguem como Paulo Sousa nos seus melhores tempos.

Os alas do meio campo de 5 elementos teriam de ser rapidos e bons nos cruzamentos, aptos para fazer o todo o flanco, ou seja, fortes fisicamente. Estou a exigir ja demasiado mas ainda nao acabou!

Sobram dois elementos no meio campo. Mais centrais, á frente do trinco. Algo que Mourinho resume bem, com Ballack e Lampard! Seriam provavelmente as minhas escolhas igualmente, extraordinarios tacticamente, muito fortes e resistentes, excelentes a surgir na area para conclusao ou fora dela para remates portentosos.


Na frente 2 avançados, um fixo e um movel. Um Jardel e um Liedson, nos seus melhores dias.


Logicamente, como se pode constatar, para um sistema funcionar impecavelmente, é necessário ter os artistas certos. Um exemplo de equipa para este sistema:

GR: Schmeichel

libero: Baresi
Central marcação: Terry
Central (dobras): J. Andrade

Trinco: Paulo Sousa
MC: Ballack
MC: Lampard
Ext Dir: Figo
Ext Esq: Giggs

Av Fixo: Jardel
Av Movel: Henry


Naturalmente que isto sao galacticos. Mas, ao contrario dos do Real Madrid, na minha equipa haveriam jogadores com capacidades defensivas... nao ia vender Makelele, Flavio Conceiçao e Cambiasso... para colocar Guti a trinco! Isso é de doidos! Esta equipa tinha tudo para dar certo, desde que os egos fossem controlados. E prescindia de Zidane's e Ronaldinho's... nesse aspecto sou como Adriaanse, o futebol moderno pode prescindir do classico numero 10, em certas situaçoes. Neste modelo tactico nao o utilizaria.


PS:

Dei a minha opiniao. Ate agora tenho lido pouca criatividade. Espero que essa apareça e se construam alguns onzes com os vossos sistemas tacticos preferidos.

Mitico disse...

O meu melhor 11 para a minha tactica favorita 4-4-2:

Guarda Redes:
Vitor Baía

Defesas:

João Pinto
Jorge Costa
Fernando Couto
Roberto Carlos

Médios:
Gatuso
Maniche
Deco
Pirlo

Avançados:
Fernando Gomes
Marco Van Basten

Se fosse em 4-3-3

Guarda redes:
Vitor Baía

Defesas:

João Pinto
Jorge Costa
Fernando Couto
Roberto Carlos

Médios:
Gatuso
Maniche
Deco

Avançados:
Drulovic
Nuno Capucho
Mario Jardel

Saaauuuuudade... Sauuuuuudade ....Saaauuuudade :)

Anónimo disse...

Depois de ler os vários comentários que escreveram, penso que com os jogadores que voçes escolheram as tacticas passam automaticamente para segundo plano, um treinador como grande treinador na sua verdadeira essencia tem que mostrar capacidade sem jogadores de topo...
Por isso digo que o FCP do mourinho era uma equipa fantastica, tinha jogadores desconhecidos do panorama mundial e ganhou aquilo que ganhou, por isso se deu tanto mérito ao treinador!!!
Para mim não existe tactica ideal, existe sim um conjunto de factores que fazem com que a equipa no seu todo seja superior a soma das partes. Sempre que esta "lei" é cumprida a equipa normalmente tem sucesso e para isso acontecer o treinador é a principal figura!!!

Assim eu como treinador colocava os seguintes jogadores em campo:

gr:Moreto
dd:Abel xavier
dc:king
dc:william
de:nelo
mc:michael thomas
mc:Didier Lang
ed:ntsunda
ee:vinicius
Pl:Martin Pringle
pl:Missé missé

Meus amigos, se eu fosse campeão com esta equipa de certeza q o principal obreiro da vitória era eu, o treinador!!!!!

Mitico disse...

Eu continuo a gostar muito da tactica do Picareto!

El Pirata disse...

Autor, nao concordo totalmente, olha que um grande grupo de jogadores numa tactica marada... nao ganhavam nada!

Olha por xe, a equipa que escolhi. Agora imagina que a tactica seria algo como: 4-2-3-1

Ficaria mais ou menos algo como:

Schmeichel

DD J. Andrade
DC Terry
DC Baresi
DE Paulo Sousa


MC: Ballack
MC: Lampard

Ext Dir: Figo
Ext Esq: Giggs
10:Henry

Av Fixo: Jardel


Duvido que assim eles rendessem o habitual, quanto mais ganhassem algo! Por muitos bons jogadores que se tenham, é preciso sempre uma tactica e um treinador competente para ganhar. E o Chelsea pre Mourinho é um bom exemplo, já nao faltavam por lá craques!

El Pirata disse...

Autor, com essa equipa nao sei se ganharias algo mas acrescentando os nomes mencionados pelo benfas, especialmente se o secretario tivesse a paula no banco a puxar por ele, até eras campeao europeu!

El Pirata disse...

ivo, a primeira vez que comprei o jogo foi o de 1997, e apesar de conhecer outros jogos de simulaçoes tacticas de futebol, nunca tinha visto nada da qualidade do CM. Agora se era de facto o primeiro ou nao, pelos vistos nao era! Existiam alguns ranhosos, mas com esses era tudo muito basico, em 30 minutos jogava-se uma epoca inteira :)


A serie CM 97, pelo menos para mim, tornou-se mitica. nao sei se existia a 96 ou 95, mas relativamente ao que se fazia em 386 foi um avanço fenomenal. E, apesar de ja terem passados 10 anos, o novo FM2007 é "geneticamente" semelhante ao seu avozinho de 97. Por isso é que fiz referencia a esse marco histórico dos simuladores de futebol para treinadores de bancada.

Anónimo disse...

Pirata claro q a tactica é importante, mas mais importante se torna quando os jogadores são mais fracos, mas Se repararem a minha escolha de jogadores não foi feita ao acaso, e passo a explicar...
Escolhendo o sistema classico para caracterizar uma equipa 4-4-2, temos:
Abel xavier: um lateral alto e polivalente...
Nelo: lateral não tão bom fisicamente mas que marca bem livres e dá tudo em campo.
William: central calmo e bom nas dobras.
King: central duro na marcação, ambos altos e bons no jogo aereo

Meio campo...
Michael Thomas: jogador mais defensivo e excelente tacticamente.
Lang: jogador mais fantasista, excelente capacidade de passe e visão de jogo.
Ntsunda e vinicius:extremos com capacidade de explosão muito rapidos.
Pontas de lança:
Pringle:jogador alto
Missé missé: jogador explosivo e rápido. Complementam-se um ao outro!!

No fundo não liguem aos nomes escolhidos mas sim as caracteristicas!!!!

Abraço

Mitico disse...

SOCORRO!!!!!!

El Pirata disse...

Autor, com essa argumentação safaste de ir parar á cadeia, embora todos fiquem com a ideia que és culpado :)

Já agora, e antes de partir de fim de semana e deixar aqui novo post de discussao, aqui fica o 3-5-2 da minha preferencia aplicado ao actual plantel do sporting, e as razoes pq ia dar barraca!


Ricardo

Libero: Polga
DC (marcação): Tonel
DC (dobras): Miguel Veloso

Trinco: Custodio
MC: Joao Moutinho
MC: Carlos Martins
Ext Dir: Abel
Ext Esq: Nani

Av fixo: Alecsandro
Av Movel: Liedson


Bem, e creio que mesmo assim fiz as melhores possiveis para esta tactica! Onde falharia? Logo na defesa a 3, os 3 unicos centrais do plantel jogariam de inicio todos os jogos! Caneira aos 27 anos, e embora central de formação, nao conta pq fez a carreira toda a lateral. Em caso de castigo ou lesao ia ser bonito! Ja para nao falar que o libero tinha de ser alguem muito concentrado e eficaz nas situações de fora de jogo, algo que Polga, apesar de mais experiente, nao o é!

A meio campo Custodio sozinho! Um tipo que nunca suja os calções e raramente faz 2 faltas num jogo... como suporte defensivo do meio campo! nao me parece. Os extremos... o Sporting nao tem jogadores para passarem todo o jogo colados à linha. E que tenham nos cruzamentos uma arma mortifera.

E vou ficar por aqui. Como se vê a tactica é importante mas os jogadores para a preencherem tambem. Como treinador virtual do Sporting nao escolherei esta tactica preferida para este plantel. E nao me parece que em Portugal hajam equipas para esta tactica. Talvez o Porto, mas 3 centrais? Ricardo Costa? Nao me parece. E prescindir do Anderson a meio campo, ou obriga-lo a constantes vai-e-vem? Definitivamente nao resulta.

El Pirata disse...

gostei do pormenor do RUI COSTA em maiusculas...

Já agora... para quando o regresso do D. Sebastião?

Experiente disse...

eu actualmente tenho 13 anos e gostaria muito de ser um dos melhores treinadores do mundo pelo ke tive a ler pareceme boa só ke acho ke nao é perciso laterais tao altos. Eu sou jogador jogo a lateral direito tenho 1,65 é klaro ke ainda vou crexer. Penso ke neste momento a equipa mais forte seria:
GR:casillas
DD:Maicon
DE:A.colle
DC:Puyol
DC:Lucio
MD:Makelele
MC:KAKA
MC:Ronaldinho
ED:C.Ronaldo
EE:Messi
AC:Ibraim